por Alessandro Dias
Da redação Tupã, SP- A Prefeitura do Rio de Janeiro instalou painéis coloridos de 3 metros de altura ao longo da Linha Vermelha, no trecho que atravessa o Complexo da Maré, como parte de uma iniciativa para “embelezar” a cidade durante a Cúpula do G20. A ação foi concluída em setembro, com o objetivo de melhorar a aparência da região para as delegações internacionais que participaram do evento.
Os painéis não são novidade e geram polêmica desde sua instalação inicial, em 2010, quando foram colocados com a justificativa de aumentar a segurança durante a Copa do Mundo de 2014. Desde então, eles ficaram sem manutenção por anos, até receberem revitalizações em momentos estratégicos, como os Jogos Olímpicos de 2016.
Até janeiro deste ano, as estruturas apresentavam desgaste significativo, com pichações e marcas do tempo, exibindo a cor branca original. Além da Linha Vermelha, os painéis se estendem pela Linha Amarela e áreas do Fundão, cobrindo cerca de 800 metros.
Segundo a prefeitura, além de melhorar a estética da cidade, os painéis têm o objetivo de aumentar a segurança e prevenir acidentes nas áreas cobertas. No entanto, críticos apontam que as estruturas servem como uma tentativa de esconder as comunidades da vista de autoridades e visitantes internacionais, levantando questões sobre exclusão social e prioridades na gestão pública.
Só esqueceram de perguntar antes para os moradores destas favelas a opinião que eles tem à respeito dessa “ação de segurança e embelezamento”.
Fonte: Revista Oeste; Poder 360
Foto: Reprodução
Para Central Cidade de Jornalismo – Repórter Alessandro Dias
Rádio Cidade FM