Aniversariou a Cidade de Tarumã

HISTÓRIA

Procurando recuperar o passado da cidade de Tarumã, deparamos com a formação de uma Vila que se desenvolveu até transformar-se na cidade que conhecemos hoje, graças ao empenho e dedicação de Gilberto Lex.

Gilberto Lex herdou uma grande gleba de terras de seu pai, Mathiae Lex, imigrante alemão que chegou ao Brasil em 1825, após um período de serviços prestados à Força Pública da Província de São Paulo. Esta propriedade se situava na região de Assis, entre a cabeceira da Fortuna e o Rio Paranapanema. Dessas terras ele escolheu as que se localizavam na cabeceira do rio Tarumã e fez ali sua fazenda a qual deu nome de fazenda “Dourado Tarumã “. A parte restante de suas terras foi dividida em pequenos lotes que passou a vendê-los a pequenos proprietários que então estabeleceram nas proximidades da fazenda Lex.

A partir das transações de venda de terras e com auxílio de um engenheiro, Dr. Japolussi, iniciou-se a construção de uma Vila, que no decorrer do tempo passou a ser denominada “Vila Lex”. Essa Vila incipiente comportava três ruas principais : a rua do meio que era, rua Belizária e as ruas paralelas do Comércio e da Paz.

Na década de 40, a história de Tarumã sofreu grande transformação com a chegada da família Rezende Barbosa, que comprou a Fazenda Nova América transformando-a em Usina. Anteriormente a propriedade pertencia a José Pires.

A Usina Nova América começou a absorver a mão-de-obra de Tarumã e de toda região, tendo a cana-de-açúcar passado a ser principal cultura da região.

Nas décadas de 1.950/60 Tarumã já possuía Escola de 1º e 2º grau, telefone, centro comercial, automóveis, e o aumento populacional era evidente. Em novembro de 1.961 morre aquele que foi o pioneiro de Tarumã, Gilberto Lex, cujo nascimento ocorrera a 25 de maio de 1.880.


De 1.970 – 1.990 a cidade se desenvolveu paulatinamente até o momento em que atingindo o caráter de cidade tornou-se município. Isso se deu através de reuniões realizadas com os moradores tarumanenses que lutaram a favor da emancipação pelo plebiscito de 1.990. Tarumã obteve sua emancipação que resultou na implantação de sua Prefeitura no dia 1º de Janeiro de 1.993, sendo empossado como Prefeito nessa data o Sr. Oscar Gozzi.

Portanto, nota-se que a História de Tarumã pode ser dividida em dois grandes momentos, marcados pela presença de duas famílias que tiveram um importante papel para o desenvolvimento da cidade. O que chamaremos de primeira fase representa o momento em que a família Lex que se instalou na região, possibilitou o aparecimento da “Vila Lex” já na Segunda fase, temos a chegada da família Rezende Barbosa, dando continuidade ao desenvolvimento da vila e também a implantação da Usina Nova América, que acaba por se tornar a grande Empresa responsável pelo progresso de Tarumã e região.

Tarumã possui uma população de 14.882 habitantes e fica localizado na Microrregião de Assis.

PARABÉNS TARUMÃ PELOS SEUS 97 ANOS

Fonte: Prefeitura

Foto: Prefeitura; O Diário do Vale; Turismo da Gente

Rádio Cidade FM




08/11/2024 – Rádio Cidade FM

PUBLICIDADE

CONTATO

ONDE ESTAMOS

Rodovia Brigadeiro Eduardo Gomes – SP 457 Bastos / Iacri – KM 98 + 500Mts – CEP: 17.690-000.

© 2024 Cidade FM - Todos os Direitos Reservados.

INICIANDO...