por Alessandro Dias
Tupã, SP- A Secretaria de Saúde de Tupã confirmou dois novos casos de leishmaniose visceral humana no município. Os pacientes, um homem de 45 anos do Jardim Casari e uma criança de 1 ano e 3 meses da Vila Marajoara, estão em situação estável e internados – o homem na Santa Casa de Misericórdia de Tupã e a criança em um hospital de referência em Marília (SP).
Ambos apresentaram sintomas típicos da doença, como febre, dor abdominal e vômitos. Em resposta, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) intensificou as ações de busca-ativa nas áreas afetadas e orienta a população sobre medidas preventivas, incluindo o uso de coleiras inseticidas em cães para impedir a proliferação do mosquito-palha, transmissor da doença.
Após testes domiciliares realizados pelo Censitário Canino, o cachorro da família da criança foi diagnosticado com leishmaniose e precisou ser eutanasiado. Em 2024, este é o quarto caso da doença registrado em Tupã, ressaltando a importância das medidas preventivas para proteger tanto animais quanto humanos.
Fonte: Secretaria de Saúde
Para Central Cidade de Jornalismo – Repórter Alessandro Dias
Rádio Cidade FM