por Alessandro Dias
São José do Rio Preto, SP- Uma história emocionante, digna de roteiro de filme, foi registrada em São José do Rio Preto: a médica recém-formada Giovanna Dottore Chaves celebrou sua graduação ao lado do cardiologista que salvou sua vida quando ela tinha apenas três anos. Dr. Ulisses Alexandre Croti realizou a cirurgia de coração que garantiu a saúde de Giovanna, e, 20 anos depois, esteve presente em sua formatura para comemorar essa trajetória de superação e conquista.
Giovanna foi diagnosticada ainda criança com uma arritmia cardíaca rara, que exigia uma cirurgia arriscada. Na época, o Dr. Ulisses estava iniciando um trabalho pioneiro de cardiopediatria no Hospital de Base de São José do Rio Preto. A cirurgia foi um sucesso, e o médico manteve uma amizade com a família ao longo dos anos, incentivando Giovanna em sua escolha de seguir a carreira médica.
No primeiro ano de faculdade, Dr. Ulisses presenteou Giovanna com um estetoscópio, simbolizando seu apoio. “Foi um momento indescritível para mim”, disse Giovanna sobre a formatura, que contou com a presença do médico e de sua esposa, também pediatra. Para Dr. Ulisses, celebrar essa conquista ao lado dela reforça a importância de fazer a diferença na vida dos pacientes.
Atualmente, Dr. Ulisses coordena o departamento de cardiopediatria no Hospital da Criança e Maternidade da Funfarme e lidera o projeto de construção do primeiro hospital de coração infantil do Brasil, um sonho que ele espera concretizar para atender milhares de crianças de regiões carentes. A iniciativa já conta com apoio de bancadas parlamentares de cinco estados da região Norte, que não dispõem de centros especializados em cardiologia pediátrica.
Para o médico, ver Giovanna seguir seus passos e alcançar o sonho de ser médica é um símbolo do impacto positivo da medicina na vida das pessoas, e agora ele direciona seus esforços para realizar seu maior sonho: um hospital onde crianças de todo o país possam ser atendidas e salvas.
Fonte: Folha 2
Foto: Reprodução/G1
Para Central Cidade de Jornalismo – Repórter Alessandro Dias
Rádio Cidade FM