EDUCAÇÃO: ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO AMPLIAM CARGA HORÁRIA COM REFORÇO VOLTADO PARA AULAS DE PORTUGUÊS E MATEMÁTICA PARA 2025

Por Alessandro Dias

Da redação Tupã, SP- A partir de 2025, as escolas estaduais de São Paulo terão mudanças na carga horária, com o tempo de aula para cada disciplina dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio passando de 45 para 50 minutos. O novo formato, implementado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), prevê seis aulas diárias para estudantes dos turnos da manhã e da tarde, promovendo mais tempo para o desenvolvimento das aulas e a assimilação dos conteúdos pelos alunos. Com isso, a saída dos alunos será ajustada para 12h20 no período matutino e 18h20 no vespertino.

Reformulação do Ensino Médio e foco em português e matemática

Em sintonia com a Política Nacional do Ensino Médio (Lei nº 14.945/2024), a matriz curricular do Ensino Médio também será reformulada, expandindo a carga horária para um total de 2.400 horas de formação básica e 600 horas para itinerários formativos. A mudança permitirá um aumento significativo no tempo das aulas de língua portuguesa (78%) e matemática (33%) para alunos da 3ª série. Os itinerários formativos – que incluem opções em ciências exatas, humanas e formação técnica profissional – seguem sem alterações.

Além disso, estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio terão duas aulas adicionais semanais de orientação de estudos em matemática e em português, promovendo um reforço no aprendizado dessas áreas essenciais.

Educação financeira e novos componentes curriculares

Outro destaque é a educação financeira, que a partir de 2025 se tornará obrigatória nos 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental e nas 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. A disciplina busca desenvolver uma relação saudável dos alunos com o dinheiro e habilidades para gestão financeira ao longo da vida. O reforço em leitura e redação também será expandido para todas as séries dos anos finais do Ensino Fundamental.

Calendário escolar 2025

O ano letivo de 2025 terá início em 3 de fevereiro, com recesso previsto entre 1º e 20 de julho. As atividades escolares serão concluídas em 9 de dezembro, garantindo os 200 dias letivos obrigatórios, conforme determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Essas mudanças fazem parte dos esforços da rede estadual de São Paulo para aprimorar a qualidade da educação pública, garantindo mais tempo e recursos para o aprendizado em áreas fundamentais para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes.

Fonte: Folha da Região; tTerra; Agência SP

Foto: Reprodução/Agência SP

Para Central Cidade de Jornalismo – Repórter Alessandro Dias

Rádio Cidade FM




03/11/2024 – Rádio Cidade FM

PUBLICIDADE

CONTATO

ONDE ESTAMOS

Rodovia Brigadeiro Eduardo Gomes – SP 457 Bastos / Iacri – KM 98 + 500Mts – CEP: 17.690-000.

© 2024 Cidade FM - Todos os Direitos Reservados.

INICIANDO...