Por Alessandro Dias
Da redação Tupã, SP- O ex-deputado e ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, recebeu com tranquilidade a decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que anulou todas as condenações da Operação Lava Jato que o envolviam, segundo comunicado de seu advogado, Roberto Podval.
Em nota, a defesa afirmou que a decisão devolve os direitos políticos de Dirceu, apontando que os processos tinham como objetivo atingir o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O advogado considerou a decisão como “uma demonstração da quebra de parcialidade” dos processos, que agora foram reconhecidos pelo STF como injustos.
A anulação dos processos contra Dirceu se baseia em um pedido da defesa, que buscava a aplicação do entendimento já aplicado pela 2ª Turma do STF. Esta decisão declarou a parcialidade das ações conduzidas pelo ex-juiz Sergio Moro em casos que envolviam Lula.
José Dirceu, que foi uma figura-chave no governo de Lula e se afastou da vida pública após o escândalo do mensalão, agora vislumbra um retorno. Segundo informações, ele estuda a possibilidade de uma candidatura ao Congresso nas eleições de 2026.
Fonte: Infomoney; Isto É; Terra; Uol; CNN Brasil; Revista Oeste; O Antagonista
Foto: Reprodução
Para Central Cidade de Jornalismo – Repórter Alessandro Dias
Rádio Cidade FM