Por Alessandro Dias
Da redação Tupã, SP- O vice-presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) no Distrito Federal, Wilmar Lacerda, foi preso na última quinta-feira (24) em uma operação da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), chamada Operação Predador, que visa combater crimes de estupro de vulnerável e exploração sexual de adolescentes. A ação ocorreu em parceria com a Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) e faz parte de uma sequência de operações realizadas desde agosto para investigar um suposto esquema de exploração de menores na capital federal.
A prisão de Lacerda foi mantida após audiência de custódia realizada nesta sexta-feira (25), e ele foi transferido para o Centro de Detenção Provisória (CDP), na penitenciária da Papuda. A investigação aponta que ele é suspeito de envolvimento em atos de violência sexual contra duas adolescentes, de 13 e 17 anos.
A Operação Predador, que já resultou na prisão de um empresário em agosto, continua desdobrando investigações que apuram uma rede de exploração de menores em Brasília. O empresário, um conhecido amigo de Lacerda, é acusado de organizar festas em uma chácara particular, onde adolescentes eram aliciadas e, em alguns casos, pagas para manter relações sexuais. A polícia apurou que o suspeito oferecia presentes e pagamentos de até R$ 1 mil para atrair as vítimas, muitas das quais tinham idades entre 12 e 13 anos.
Em nota oficial, o presidente do PT-DF, Jacy Afonso, anunciou que Lacerda foi afastado temporariamente do partido até que a investigação seja concluída. “Estamos consternados com a gravidade das acusações e aguardamos o esclarecimento dos fatos noticiados pela imprensa”, declarou Afonso.
A Polícia Civil reforça a importância de que casos de violência e abuso sexual sejam denunciados, sublinhando que o combate a esses crimes passa pela colaboração da sociedade em identificar e relatar atividades suspeitas.
Fonte: CNN Brasil; Correio Braziliense; Isto É; G1; Gazeta do Povo; Veja; Brasil de Fato
Foto: Reprodução
Para Central Cidade de Jornalismo – Repórter Alessandro Dias
Rádio Cidade FM