Por Alessandro Dias
Tupã, SP- A Polícia Civil de Tupã (SP) deflagrou, nesta sexta-feira (18), a “Operação Smoke”, uma ação de combate à venda ilegal de cigarros eletrônicos, conhecidos como vaper ou pod. A operação foi coordenada pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG), após diversas denúncias de pais preocupados com a venda desses produtos para adolescentes na cidade.
Com base nas denúncias, foram solicitados mandados de busca e apreensão, que foram autorizados pela Justiça da Vara Criminal de Tupã. Durante a operação, nove estabelecimentos, entre tabacarias e lojas de conveniência, foram vistoriados. A ação resultou na apreensão de uma grande quantidade de cigarros eletrônicos, essências e acessórios.
Três comerciantes foram presos em flagrante por venderem os produtos proibidos, em violação à Resolução 46/2009 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que proíbe a comercialização de cigarros eletrônicos no Brasil. Outros proprietários que não foram encontrados durante a operação responderão a inquérito policial.
Ao todo, participaram da operação 32 policiais de várias delegacias da região, incluindo as cidades de Herculândia, Bastos, Iacri, Rinópolis, Queiroz e Arco-Íris. Foram utilizadas nove viaturas durante a ação. A Polícia Civil já anunciou que continuará intensificando as ações de combate à venda desses produtos nos próximos meses.
Além dos riscos à saúde associados aos cigarros eletrônicos, o fornecimento desses dispositivos a menores de 18 anos é considerado crime, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Fonte: Polícia Civil
Foto: Polícia Civil
Para Central Cidade de Jornalismo – Repórter Alessandro Dias
Rádio Cidade FM