Por Alessandro Dias
Valparaíso, SP- O candidato a prefeito de Valparaíso, Lúcio Santo de Lima (MDB), foi alvo de uma tentativa de assassinato na noite deste sábado, 5 de outubro, véspera das eleições municipais. O ataque ocorreu enquanto ele e seu filho, Kleber Lúcio de Lima, retornavam de uma carreata e estavam a caminho de um pesqueiro para jantar com a equipe de campanha.
Segundo relatos de Kleber, eles trafegavam por uma estrada de terra quando uma motocicleta apareceu à frente do veículo. Um homem desceu da moto e, armado, disparou dois tiros em direção ao carro. Um dos tiros atingiu o radiador, enquanto o outro atravessou o para-brisa e se alojou no porta-malas. No momento do ataque, Kleber estava mexendo no celular e Lúcio dirigia o veículo.
Apesar do susto, nenhum dos dois foi atingido pelos disparos. Após os tiros, pai e filho saíram correndo em direção ao pesqueiro, onde buscaram abrigo. Durante a fuga, Lúcio caiu e sofreu um ferimento leve no braço. Ele foi levado ao hospital, onde foi atendido com pressão alta devido ao estresse do ocorrido. Lúcio, que é cardíaco, precisou de medicação para estabilizar sua condição. Após se recuperarem, ambos retornaram para casa.
A Polícia Militar foi acionada e registrou a ocorrência. A família acredita que o atentado pode ter motivações políticas, considerando a proximidade com o dia das eleições. Kleber, visivelmente abalado, afirmou que o episódio é “muito triste” e reforçou a importância da democracia e do respeito às opiniões e candidaturas divergentes.
Lúcio Santo de Lima já foi vereador de Valparaíso em três mandatos e também exerceu a função de prefeito entre 2018 e 2020. Atualmente, ele é um dos três candidatos na disputa pelo cargo de chefe do Executivo municipal. O atentado gerou preocupação na cidade e na equipe de campanha do candidato, mas, até o momento, as investigações sobre o caso estão em andamento.
Fonte: Polícia Militar/Folha da Região
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Para Central Cidade de Jornalismo – Repórter Alessandro Dias
Rádio Cidade FM