Por Alessandro Dias
Da redação tupã, SP- A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (27) o acionamento da bandeira tarifária vermelha patamar 2 para o mês de outubro, o que resultará em um aumento nas contas de luz. Com essa mudança, os consumidores terão uma cobrança adicional de R$ 7,87 a cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumidos, valor superior ao de setembro, quando a bandeira tarifária estava no patamar 1.
De acordo com a Aneel, o principal motivo para a mudança é a combinação de dois fatores preocupantes: o risco hidrológico, provocado pela baixa pluviosidade, e o aumento do preço de referência da energia, ambos resultantes da seca prolongada. O cenário tem forçado o acionamento de usinas termelétricas, que geram energia a um custo mais elevado, especialmente durante os horários de pico no início da noite.
A seca, particularmente severa na região Norte, tem reduzido a capacidade de geração das usinas hidrelétricas, levando à necessidade de alternativas mais onerosas para suprir a demanda. Essa é a primeira vez que a bandeira vermelha patamar 2 é acionada desde agosto de 2021, durante a crise hídrica que afetou o país.
O acionamento das bandeiras tarifárias pela Aneel funciona como um termômetro do custo de geração de energia no país, e a bandeira vermelha é uma indicação clara de que a produção está mais cara, impactando diretamente o bolso do consumidor.
A última vez que uma situação de extrema severidade na geração de energia levou ao acionamento de uma bandeira tarifária tão elevada foi em setembro de 2021, quando foi criada a bandeira “escassez hídrica”, a mais cara de todas, que ficou em vigor até abril de 2022.
Agora, com o cenário de seca novamente pressionando o sistema elétrico, os consumidores devem preparar o bolso para um período de aumento nos custos da conta de luz que vão impactar no custo de outras áreas de forma geral, e neste caso a previsão é de temporal chamado inflação.
Fonte: G1; Exame; R7; Poder 360; Estado de Minas
Para Central Cidade de Jornalismo – Repórter Alessandro Dias
Rádio Cidade FM