HISTÓRIA
GENERAL SALGADO se chamava Júlio Marcondes Salgado, nascido em 1º de julho de 1890 na cidade de Pindamonhaba/SP. Era filho de Anna Euphrosina Marcondes Salgado e Victorino Clementino Salgado. Seus irmãos: Sérgio, Luiz, Joaquim, Francisco, Euclydia ,Francisca Marcondes Salgado e Eneias Marcondes Salgado.
Era casado com a senhora Ophélia Acritelli Salgado.
A família Marcondes tinha tradição no serviço público e militar já naquela época, como o Coronel Marcondes de Oliveira Melo, 1º Barão de Pindamonhangaba, Comandante da Guarda de Honra do Príncipe Dom Pedro, por ocasião do Grito do Ipiranga. Outro exemplo foi o Conselheiro Barão Homem de Melo, que era Marcondes, figurava no 2º Império como Ministro, Presidente de várias províncias e grande historiador.
A família Salgado também foi outra que figurou na monarquia e deu a São Paulo homens como Antonio Salgado da Silva (o Visconde de Palmeiras), Inácio Bicudo de Siqueira Salgado (o Barão de Itapeva) e Benedito Corrêa Salgado, companheiro do Barão de Pindamonhangaba na jornada épica, cheia de glórias, de 7 de Setembro.
CRIAÇÃO DO DISTRITO
O Distrito foi criado através do Decreto Lei Estadual nº 2301 de 05 de dezembro de 1928, com a denominação de Sebastianópolis e subordinado ao município de Monte Aprazível. Em 07 de janeiro de 1937, através da Lei Estadual nº 2841, o Distrito de Sebastianópolis passou a denominar-se GENERAL SALGADO.
CRIAÇÃO E EMANCIPAÇÃO DO MUNICÍPIO
Em 30 de novembro de 1944, o Distrito de General Salgado foi elevado à categoria de Município, através do Decreto Lei Estadual nº 14334, desmembrando-se de Monte Aprazível e constituído de dois distritos: General Salgado e Auriflama. Sua instalação verificou se em 01 de janeiro de1945.
ORIGEM DO NOME
O nome General Salgado é uma homenagem ao General Júlio Marcondes Salgado, herói da revolução de 1932.
Gentílico: Salgadense
General Salgado possui uma população de 10.302 habitantes e fica localizado na Microrregião de Auriflama.
PARABÉNS GENERAL SALGADO PELOS SEUS 80 ANOS
Fonte: Câmara Municipal
Foto: Refúgios do Interior; Facebook; Youtube;
Rádio Cidade FM