Por Alessandro Dias
Da redação Tupã, SP- O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) anunciou nesta quarta-feira (18) a elevação da taxa básica de juros, Selic, em 0,25 ponto percentual, alcançando 10,75% ao ano. Essa é a primeira alta desde agosto de 2022, quando a taxa chegou a 13,75%, permanecendo nesse patamar até agosto de 2023.
A decisão, que foi unânime entre os nove membros do Copom, vem em linha com as expectativas do mercado, mas sem orientações claras sobre os próximos passos, conhecidos como “guidance”. Segundo o BC, o ritmo e a magnitude dos ajustes futuros dependerão de fatores como a dinâmica da inflação e a atividade econômica.
Este movimento do BC contrasta com a tendência global de flexibilização da política monetária. O Federal Reserve (Fed) dos Estados Unidos, por exemplo, cortou os juros em 0,5% nesta quarta-feira, e autoridades do Reino Unido e da zona do euro também adotaram medidas de relaxamento.
A reunião marcou ainda o primeiro encontro do Copom após a indicação de Gabriel Galípolo à presidência do BC, que ainda precisa ser confirmada em sabatina no Senado, prevista para o dia 8 de outubro.
Fonte: CNN Brasil; Exame; Extra; Uol; Estado de São Paulo; Folha de São Paulo
Foto: Reprodução
Para Central Cidade de Jornalismo – Repórter Alessandro Dias
Rádio Cidade FM