BRASIL: LULA DEVE DAR A PALAVRA FINAL SOBRE A VOLTA DO HORÁRIO DE VERÃO; E VOCÊ É CONTRA OU A FAVOR?

Por Alessandro Dias

Da redação Tupã, SP- Como se pouca polêmica fosse mera bobagem, mais uma pauta que promete debates acalorados entre os que são a favor e os que são contra. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está prestes a tomar uma decisão sobre a possível volta do horário de verão no Brasil. A medida, que foi extinta em 2019 durante o governo de Jair Bolsonaro, está sendo revisitada em razão da seca recorde que afeta os reservatórios das hidrelétricas e da iminência dos meses mais quentes, que aumentam a demanda por energia elétrica no país.

A discussão em torno do horário de verão voltou a ganhar força à medida que as autoridades buscam soluções para aliviar a pressão sobre o sistema elétrico. O Operador Nacional do Sistema (ONS) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) devem apresentar nos próximos dias um estudo técnico sobre os impactos da medida nas atuais circunstâncias.

Especialistas divergem sobre os reais benefícios do horário de verão. De um lado, há quem defenda que a economia de energia proporcionada é mínima. Segundo Cláudio Sales, presidente do Instituto Acende BR, o horário de verão não traz mais os resultados esperados. “A economia de energia hoje é estimada em apenas 0,5%, já que o pico de consumo migrou para o meio do dia, e o uso de aparelhos como ar-condicionado consome muito mais energia que a iluminação”, afirma Sales.

Luciano Duque, professor especialista em energia elétrica, também alerta sobre o impacto negativo que a mudança no relógio pode ter na saúde da população, além de aumentar o risco de crimes pela manhã, já que muitos trabalhadores sairiam de casa no escuro. “O impacto nos ciclos biológicos é real e, somado ao fato de que o horário de verão não interfere no consumo de aparelhos como ventiladores e ar-condicionados, a medida se torna pouco eficaz”, pontua.

A decisão será mais política do que técnica;

A decisão sobre o retorno do horário de verão será não apenas técnica, mas também política, considerando o impacto que a mudança provoca na rotina da população. Desde 1985, quando o horário de verão foi implementado sem interrupções, o debate sobre seus benefícios e prejuízos permanece acirrado.

A expectativa é de que Lula defina, até o final desta semana, se o Brasil voltará a adiantar os relógios nos meses mais quentes. E você, o que acha sobre a volta do horário de verão?

Conta para gente!!

Fonte: Agência Brasil

Para Central Cidade de Jornalismo – Repórter Alessandro Dias

Rádio Cidade FM




18/09/2024 – Rádio Cidade FM

PUBLICIDADE

CONTATO

ONDE ESTAMOS

Rodovia Brigadeiro Eduardo Gomes – SP 457 Bastos / Iacri – KM 98 + 500Mts – CEP: 17.690-000.

© 2025 Cidade FM - Todos os Direitos Reservados.

INICIANDO...