
Por Alessandro Dias
Andradina, SP- Uma anta de aproximadamente 200 kg, que foi resgatada gravemente ferida após incêndios em um canavial em Andradina (SP) na última quinta-feira (12), não resistiu aos ferimentos e morreu na noite desta sexta-feira (13). O animal foi transferido para a Associação Mata Ciliar, em Jundiaí, especializada no tratamento de grandes mamíferos vítimas de queimaduras, mas não conseguiu se recuperar.
De acordo com Cristina Harumi, coordenadora de fauna da Mata Ciliar, a anta estava sendo monitorada continuamente e apresentava sinais de alívio da dor, mas seu estado era muito grave. “Todos fizeram o que estava ao alcance”, afirmou Cristina, destacando o envolvimento da Polícia Ambiental, do hospital veterinário de Andradina, do zoológico de Bauru, e da própria equipe da Mata Ciliar no esforço de salvamento.
O animal foi encontrado deitado, já muito debilitado, em uma área próxima a uma usina sucroalcooleira, e foi uma funcionária do local que acionou a Polícia Ambiental. Segundo a ONG, o comportamento da anta indicava que ela já havia desistido de lutar pela vida.
Samuel de Oliveira, coordenador de comunicação da Mata Ciliar, relatou que a anta estava gravemente ferida, com queimaduras por todo o corpo, sem pelos, e lesões especialmente nas patas. O animal também apresentava dificuldades respiratórias, possivelmente causadas pela inalação de fumaça, e havia perdido a visão.
Apesar dos esforços para salvá-la, a gravidade das lesões resultou no óbito da anta.
Fonte: Folha da Região/G1
Foto: Polícia MIlitar Ambiental
Para Central Cidade de Jornalismo – Repórter Alessandro Dias








