HISTÓRIA
Oficialmente, a História de Taquaritinga começa com a doação das terras. Dezenove pessoas se uniram e fizeram a doação de 64 alqueires a “São Sebastião dos Coqueiros”. A escritura de doação está datada de 8 de junho de 1868.
A partir daí o Povoado foi se desenvolvendo, passando pela elevação do Patrimônio à categoria de Distrito de Paz, depois à categoria de Vila; em seguida, a criação e instalação do Município; depois a elevação da Sede do Município à categoria de Cidade, culminando com a criação e instalação da Comarca.
Cronologicamente, a consolidação político-administrativa se desenvolveu em várias etapas:
Desde os primórdios até nossos dias, notamos que o município passou por vários “ciclos de desenvolvimento”. O primeiro desses “ciclos” é o que antecede o ato de nascimento oficial da cidade, que se deu em 1868. Vamos denominá-lo de “ciclo pré-fundação”. Embora, oficialmente, a nossa cidade tem seu registro de nascimento ocorrido a 8 de junho de 1868, que corresponde à data da escritura da doação das terras, mas o seu surgimento de fato retroage entre os anos de 1825 a 1840, com a vinda de dona Maria Francisca de Jesus, “a dona da capa preta”, viúva de Manoel Francisco de Castilho, que formaram a Família Castilho – Capa Preta, que tem descendentes até hoje em nossa cidade e região.
Taquaritinga possui uma população de 52.260 habitantes e fica localizado na Microrregião de Jaboticabal.
PARABÉNS TAQUARITINGA PELOS SEUS 130 ANOS
Fonte: Prefeitura
Foto: Facebook; Prefeitura; Câmara
Rádio Cidade FM