Por Alessandro Dias
Da redação Tupã, SP- A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (30) que a conta de luz terá bandeira vermelha patamar 2 em setembro. Isso significa um acréscimo de R$ 7,87 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
O reajuste foi justificado pela previsão de chuvas abaixo da média para o próximo mês, o que resultará em menor afluência nos reservatórios de água do país. De acordo com a Aneel, a redução do volume de água nos reservatórios deverá ser de cerca de 50% abaixo da média histórica.
Além disso, a previsão de temperaturas mais altas em todo o país também contribui para o aumento do consumo de energia. Com a escassez de chuvas, as usinas termelétricas, que produzem energia a um custo mais alto que as hidrelétricas, serão acionadas com mais frequência, pressionando ainda mais o custo da energia.
Esta é a primeira vez desde agosto de 2021 que a bandeira vermelha patamar 2 é acionada. O sistema de bandeiras havia permanecido verde desde abril de 2022, com uma breve exceção em julho de 2024, quando foi acionada a bandeira amarela.
Fonte: Agência Brasil; O Antagonista; CNN; Poder 360
Foto: Reprodução
Para Central Cidade de Jornalismo – Repórter Alessandro Dias
Rádio Cidade FM