Número de acidentes com coletores de lixo provocados por material cortante tem alta no 1º trimestre em Bauru | Bauru e Marília


Os acidentes com coletores de lixo de Bauru (SP) provocados por materiais perfurocortante (vidros, espetos e etc.) acondicionados de forma incorreta para o descarte cresceram no primeiro trimestre deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado.

Segundo dados divulgados nesta semana pela Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural (Emdurb), que administra o serviço de coleta de lixo na cidade, nos três primeiros meses deste ano foram registrados sete acidentes com coletores, uma alta de 40%.

Esse número de casos também representa quase a metade do total de acidentes com coletores de lixo do ano passado inteiro (veja mais abaixo).

Neste primeiro trimestre, foram três acidentes em janeiro, dois em fevereiro e outros dois em março. Todos os acidentes foram motivados por caco de vidro e ocorreram nos bairros Mary Dota, Jardim Carolina, Bela Vista, Petrópolis, América, Santa Fé e Parque Roosevelt.

Segundo um levantamento do Setor de Medicina e Segurança do Trabalho (SESMT) da Emdurb, as partes dos corpos dos coletores mais atingidas nesse primeiro trimestre foram a perna, mão, dedo e braço, pela ordem.

De acordo com a Emdurb, dependendo da gravidade, o funcionário acidentado tem afastamento do trabalho até que se recupere e esteja apto para exercer a função. No caso específico dos três primeiros meses, os acidentes representaram 33 dias de afastamentos.

Emdurb faz apelo para que materiais perfurocortantes, como vidros e seringas, sejam descartados corretamente — Foto: Reprodução/TV TEM

Emdurb faz apelo para que materiais perfurocortantes, como vidros e seringas, sejam descartados corretamente — Foto: Reprodução/TV TEM

A Emdurb destaca que todo material com capacidade de perfurocortante, sejam vidros quebrados, agulhas ou até mesmo palitos de espetinho de churrasco, devem ser acondicionados em jornal, caixinhas de leite ou garrafa pet e fechados de forma que a embalagem não se desfaça.

Esse descarte adequado, além de proteger os coletores, protege também de acidentes os moradores que manuseiam e levam o lixo até a rua.

Segundo a Emdurb, o total de acidentes com coletores no primeiro trimestre de ano teve uma alta de 40%, passando dos cinco casos de 2021 para as sete ocorrências nos primeiros três meses deste ano.

Os dados dos últimos dois anos mostram que a situação melhorou em 2021 em relação ao ano anterior, mas o total de dias de afastamentos de trabalhadores ainda preocupa.

Em 2020, Bauru registrou um total de 28 acidentes com coletores de lixo, contra 16 casos no ano passado, uma queda de quase 43%.

Mesmo assim, os afastamentos de servidores provocados por esse tipo de acidente no passado representaram 64 dias. Já em 2020, os acidentes resultaram em 165 dias de afastamentos.

VÍDEOS: assista às reportagens da região



Fonte: G1


14/04/2022 – Rádio Cidade FM

PUBLICIDADE

CONTATO

ONDE ESTAMOS

Rodovia Brigadeiro Eduardo Gomes – SP 457 Bastos / Iacri – KM 98 + 500Mts – CEP: 17.690-000.

© 2024 Cidade FM - Todos os Direitos Reservados.

INICIANDO...