ANIVERSARIANDO A CIDADE DE CAÇAPAVA

História

Em 1705, o fazendeiro paulista Jorge Dias Velho, casado com Sebastiana de Unhate, construiu a capela de louvor à Nossa Senhora da Ajuda, em local denominado ‘cassapaba’ (do tupi: “cassa” significa “mato” e “paba” significa “clareira, vereda”), hoje conhecido como Caçapava Velha.
Em torno da capela se fixaram outros moradores, formando um povoado que, em 1814, foi elevado à freguesia subordinada a Taubaté. Do povoado partiram desbravadores e fundadores de outras cidades.
Dois dos mais conhecidos são: Francisco Barreto Leme do Prado, fundador de Campinas, e capitão Tomé Portes D’el Rei, fundador de São João D’el Rei, em Minas Gerais. Disputas políticas no povoado culminaram em 1842, com deslocamento de um grupo contrário à situação para um outro sítio a alguns quilômetros de Caçapava Velha, em terras doadas pelo fazendeiro coronel João Dias da Cruz Guimarães, onde foi construída uma capela em homenagem a São João Batista.
No novo povoamento, os capitães João Ramos da Silva e João Lopes Moreira, com a colaboração do major Francisco Alves Moreira, deram impulso ao desenvolvimento de Caçapava.
Em 1855 o novo arraial foi elevado à categoria de vila, elevada à cidade em 1875. A capela de São João Batista passou a ser a Matriz da Paróquia de Nossa Senhora da Ajuda.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Nossa Senhora da Ajuda pelo Alvará de 18-03-1813, sendo subordinado ao município de Taubaté.
Elevado à categoria de vila com a denominação de Nossa Senhora da Ajuda pela Lei Provincial n.º 20, de 14-04-1855, sendo desmembrado de Taubaté. Sede na antiga vila de Nossa Senhora da Ajuda. Constituído do distrito Sede.
Elevado à condição de cidade com a denominação de Caçapava, por força da Lei Provincial n.º 20, de 08-04-1875.

Caçapava possui 96.202 habitantes e fica localizada na Microrregião de São José dos Campos

PARABÉNS CAÇAPAVA PELOS SEUS 169 ANOS DE FUNDAÇÃO

Fonte: IBGE

Foto: Pinterest; Prefetura; Youtube; Férias Tur




16/04/2024 – Rádio Cidade FM

PUBLICIDADE

CONTATO

ONDE ESTAMOS

Rodovia Brigadeiro Eduardo Gomes – SP 457 Bastos / Iacri – KM 98 + 500Mts – CEP: 17.690-000.

© 2024 Cidade FM - Todos os Direitos Reservados.

INICIANDO...