FICOU DE FORA: MARIA FUMAÇA DE PARAGUAÇU PAULISTA DEIXA POPULAÇÃO DESAPONTADA AO NÃO ESTAR NA LISTA DE TRENS TURÍSTICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO

Por- Rubens Manoel

Da redação Quatá, SP- A nostalgia e a história da Maria Fumaça de Paraguaçu Paulista continuam a ecoar na memória da população local, mesmo diante da triste realidade de seu não funcionamento. O emblemático trem, que em tempos passados fazia o trajeto entre a cidade e o Distrito de Sapezal, agora parece ter sido esquecido pelas autoridades, deixando a comunidade desapontada mais uma vez.

A ausência da Maria Fumaça na lista de trens turísticos do Estado de São Paulo é motivo de indignação para os moradores, que enxergavam no trem não apenas um meio de transporte, mas um símbolo do turismo local e uma fonte de orgulho para a cidade, que chegou a ser elevada à condição de “Estância Turística”.

Enquanto diversas cidades ao redor do estado se beneficiam do turismo ferroviário, Paraguaçu Paulista parece ter sido deixada para trás, privando os visitantes de uma experiência única e os moradores de uma parte importante de sua identidade cultural.

O recente anúncio do Governo do Estado de São Paulo sobre os novos trens turísticos, que não inclui a Maria Fumaça de Paraguaçu Paulista, é mais um golpe para a comunidade, que viu no passado o investimento de recursos públicos na revitalização do trem. Infelizmente, mesmo com esse investimento, a Maria Fumaça não está autorizada a circular nos belos passeios turísticos aos finais de semana.

É urgente que as autoridades locais e estaduais revejam essa situação e reconheçam a importância histórica e turística da Maria Fumaça de Paraguaçu Paulista. Restaurar o funcionamento do trem não apenas revitalizaria o turismo na região, mas também preservaria uma parte valiosa da herança cultural da cidade.

Para Central Cidade de Jornalismo – Repórter Rubens Manoel

Rádio Cidade FM




16/04/2024 – Rádio Cidade FM

PUBLICIDADE

CONTATO

ONDE ESTAMOS

Rodovia Brigadeiro Eduardo Gomes – SP 457 Bastos / Iacri – KM 98 + 500Mts – CEP: 17.690-000.

© 2024 Cidade FM - Todos os Direitos Reservados.

INICIANDO...