ANIVERSARIANDO A CIDADE DE PONGAÍ

História

PONGAÍ SÃO PAULO
HISTÓRICO
As tribos dos caingangues, caiapós e guaranis dominavam toda a região, junto às vertentes do Ribeirão Sucuri e dos Córregos da Onça e Ponte Alta (afluentes esquerdos do rio Tietê). Hostis que eram, repeliam com violência os invasores de seus domínios, apesar de alguns terem sido semi pacificados pelo ” Capitão Honório”, representante da nação guarani.
Por volta de 1868, José Cândido Carneiro e José Lopes de Morais se fixaram na região, estabelecendo suas fazendas. Dedicavam-se à derrubada das matas mediando questões entre brancos e índios. Isso possibilitou a penetração de outros pioneiros, que aos poucos formaram um povoado.
Por existir nas redondezas um córrego com pequena queda d’água, o povoado nascente tomou o nome de Saltinho.
O patrimônio de Saltinho foi criado em 1913, com 29,75 alqueires de terras doadas por José Cândido Carneiro, o qual abriu a primeira picada. Na ocasião, foi rezada a primeira missa em capela construída pelo mesmo Cândido Carneiro.
Saltinho foi elevado à categoria de distrito, em 1927, com a denominação de Pongaí. O topônimo Pongaí, de origem tupi-guarani (“ponga = salto, + í = pequeno), significa saltinho.

GENTÍLICOS: PONGAIENSE
FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA
Distrito criado com a denominação de Pongaí, por Lei Estadual no 2227, de 19 de dezembro de 1917, no Município de Pirajuí.

Elevado à categoria de município com a denominação de Pongaí, por Lei Estadual no 233, de 24 de dezembro de 1948 desmembrado de Pirajuí.

Pongaí possui 3.395 habitantes e fica localizado na Microrregião de Bauru.

PARABÉNS PONGAÍ PELOS SEUS 76 ANOS DE EMANCIPAÇÃO

Fonte: IBGE

Fotos: Prefeitura/ Câmara/G1; Portal Férias




04/04/2024 – Rádio Cidade FM

PUBLICIDADE

CONTATO

ONDE ESTAMOS

Rodovia Brigadeiro Eduardo Gomes – SP 457 Bastos / Iacri – KM 98 + 500Mts – CEP: 17.690-000.

© 2024 Cidade FM - Todos os Direitos Reservados.

INICIANDO...