A cidade tem suas raízes históricas no distrito de Conceição de Monte Alegre, fundado por José Teodoro de Sousa, que fez doação, em 1873, de uma área de 193 hectares para a fundação de um novo patrimônio.
Com a criação do ramal ferroviário pela companhia Sorocabana, em 1916, a estação recebeu o nome de “Paraguaçu”, denominação que a cidade, posteriormente, adotou.
Em 1930, a companhia ferroviária Sorocabana mudou o nome da estação para “Presidente Washington”, para distingui-la de outras cidades com o mesmo nome e para homenagear o então presidente brasileiro Washington Luís, porém o novo nome não foi aceito pela população e o antigo nome, Paraguaçu, retornou no ano seguinte.
Em 1941, o presidente brasileiro Getúlio Vargas determinou que não houvesse, no Brasil, cidades com nomes iguais. Uma comissão no município foi criada e oficializou o nome “Araguaçu”, que vigorou de 1º de janeiro de 1945 a 31 de dezembro de 1949. Só que, em 1º de janeiro de 1950, ocorreu nova mudança e o nome da cidade passou a ser o atual: Paraguaçu Paulista.
Em 5 de março de 1997, Paraguaçu Paulista foi transformada em estância turística.
Paraguaçu Paulista possui atualmente 41.120 habitantes e fica localizada na Microrregião de Assis-SP
PARABÉNS PARAGUAÇU PAULISTA PELOS SEUS 99 ANOS DE EMANCIPAÇÃO
Fonte: IBGE
Fotos: Prefeitura Municipal; Forsquare; Conheça Paraguaçu; TV Paraguaçu; Alesp