A dor de estômago é quando ela fica no quadrante superior direito da barriga, meio que ali para o centro, e normalmente se parece com uma queimação. E quando isso acontece, é normal recorrermos a remédios contra dores estomacais. Inúmeras situações podem causar a chamada dispepsia, ou dor de estômago. A mais famosa é a gastrite, que tem uma série de remédios próprios para tratá-la. Mas qualquer outro fator que aumente a acidez da região pode causar esse mal-estar, inclusive refluxo gastroesofágico, gases, má digestão ou até uma úlcera.
Por isso mesmo, se o sintoma é recorrente, o ideal é evitar a automedicação e buscar um médico. Muitos dos medicamentos para dor de estômago só reduzem a acidez mascarando o problema real, que precisa ser tratado adequadamente. Além disso, dependendo da causa, alguns medicamentos podem piorar o sintoma. Por fim, você pode estar se expondo a alteração da microbiota gastrointestinal (disbiose) e redução no perfil de nutrientes, como vitamina B12 e ferro. Alerta dado, confira alguns dos medicamentos mais usados a seguir: Principais remédios para dor de estômago Antiácidos Os antiácidos contêm sais básicos (íons), que interagem e neutralizam o ácido do estômago ao entrar em em contato com ele, reduzindo a sensação ruim.
Normalmente, eles são indicados quando há azia, queimação e esofagite de refluxo. Normalmente, o hidróxido de alumínio pode causar prisão de ventre, já a interação do leite de magnésia costuma formar um composto que age como laxante, por isso pode ajudar quando há constipação e gases.
Outro ponto importante sobre os antiácidos, é que eles podem influir na absorção de outros medicamentos, por isso é importante ter cuidado. Inibidores de bombas de prótons É a família dos prazol: omeprazol, pantoprazol e cia. São medicamentos que agem reduzindo a quantidade de ácido no estômago, por isso podem ajudar em casos como gastrite, refluxo.
Fonte: Rádio Cidade FM-91,5 – Site Redação Regional