A Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Convivência do Idoso, realizou nesta terça-feira uma atividade em alusão ao Junho Violeta, mês dedicado à conscientização e ao combate à violência contra a pessoa idosa.
Na ocasião, foi promovido um bate-papo reflexivo e uma dinâmica com o grupo da melhor idade. A psicóloga Gislaine (Nani) abordou as diversas formas de violência praticadas contra a pessoa idosa, destacando a importância do respeito, da proteção e da garantia dos direitos dessa população.
Para fortalecer o aprendizado, foi realizada a dinâmica “Semáforo do Respeito”, utilizando as cores vermelho, amarelo e verde. A cor vermelha representou situações de violência e desrespeito; a cor amarela, momentos que exigem atenção e reflexão; e a cor verde, atitudes corretas, baseadas no respeito, no cuidado e na valorização da pessoa idosa.
A atividade proporcionou um momento de conscientização, troca de experiências e fortalecimento dos vínculos, reforçando a importância de combater toda forma de violência e promover uma cultura de respeito e dignidade para as pessoas idosas.