
Tupã, SP- A Prefeitura inicia o ano reafirmando o compromisso de melhorar a qualidade de saúde da população. Na manhã desta quarta-feira (07) foi realizada a primeira intervenção cirúrgica do mutirão anunciado pelo prefeito Renan Pontelli para zerar a fila de espera por cirurgias ginecológicas.
De acordo com a secretária de Saúde, Rosângela Urel, as ações do mutirão foram iniciadas ainda no mês de agosto do ano passado, com o processo para contratação da equipe médica e profissionais de saúde que ficarão responsáveis pelas cirurgias.
Ao mesmo tempo, a Secretaria de Saúde iniciou a triagem e ordenação das pacientes de acordo com a urgência e gravidade do quadro apresentado. As pacientes na fila de espera passaram a ser chamadas para serem submetidas à nova avaliação médica pré-operatória.
Segundo ela, esse processo demandou mais tempo que o esperado já que grande parte das pacientes estava com os exames vencidos, devido ao tempo de espera, necessitando a atualização e realização de novos exames, ou somente com diagnóstico sem exames complementares e ainda a necessidade de passarem por avaliação cardiológica e avaliação do anestesista.
A prefeitura iniciou nessa quarta-feira as primeiras cirurgias do mutirão, para as pacientes que já foram concluídas as etapas preparatórias, e aptas para intervenção cirúrgica. A primeira paciente atendida foi Luciana De Marque, tinha diagnóstico e indicação cirúrgica desde 2018, mas há aproximadamente um ano dependia de medicação contínua para controle do quadro clínico. Para ela, tão importante quanto a possibilidade de reestabelecer a saúde, eliminando as dores e incômodos, é a perspectiva de melhorar a qualidade de vida.
Rosângela informou que com o início dos procedimentos, novas pacientes estão sendo submetidas à avaliação médica e encaminhadas à cirurgia. O mutirão deverá atender cerca de 30 pacientes por mês, com a expectativa de zerar a fila de espera até o final do 1º semestre.
A secretária de Saúde também destacou a importância da prefeitura promover o mutirão de cirurgias ginecológicas, que é competência do governo estadual. “Apesar de ser uma atribuição do estado, a prefeitura assumiu a responsabilidade de realizar esse mutirão devido ao grande número de mulheres que estão aguardando na fila de espera há vários anos e sem expectativa de ser atendida. Para essas pessoas, o mutirão não é apenas a possibilidade de ter uma vida melhor, é também uma demonstração de respeito e acolhimento”, afirmou Rosangela.
Ela também agradeceu a parceria da Câmara Municipal, através da vereadora Josi, que sensibilizada com a demanda reprimida do município, entrou em contato com o deputado federal Fausto Pinato e viabilizou recurso de R$ 500 mil. Rosângela ressaltou ainda o apoio da primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social e Família, Paula Carneiro Gonçalves, que recebeu essa demanda através de reuniões com mulheres da comunidade e a sensibilidade do prefeito Renan Pontelli, que não mediu esforços para que a ação acontecesse e garantiu a contrapartida necessária para custear o mutirão.
Prefeitura da Estância Turística de Tupã Renan Pontelli Redação Regional Rádio Cidade FM










