DIA A DIA: Fim de ano aumenta risco de acidentes oculares na cozinha

por Alessandro Dias

Da redação Tupã, SP- Com a chegada das festas de fim de ano, a cozinha se torna um dos ambientes mais movimentados da casa e, consequentemente, um dos que mais oferecem riscos de acidentes, inclusive envolvendo os olhos. O preparo de pratos especiais, a circulação intensa de pessoas e a presença de crianças aumentam as chances de ocorrências domésticas.

Segundo a oftalmologista Eliane Lamounier, especialista em Cirurgia Plástica Ocular do Instituto de Olhos de Belo Horizonte (IOBH), são comuns casos de irritação ocular provocados por alimentos como pimenta, cebola e limão, além de respingos de óleo quente ou água fervente. Produtos de limpeza com pH elevado, como a soda cáustica, e acidentes com panelas de pressão, embalagens sob pressão ou objetos pontiagudos também estão entre os principais riscos.

Em situações de contato de substâncias irritantes, óleo ou produtos químicos com os olhos, a orientação é lavar imediatamente com água filtrada, sem esfregar e sem usar colírios sem prescrição médica. Caso haja ardência persistente, visão embaçada ou suspeita de queimadura, é essencial procurar atendimento oftalmológico. Em acidentes com objetos cortantes, não se deve tentar remover corpos estranhos nem aplicar gelo ou pomadas caseiras.

Para prevenir acidentes, a especialista recomenda manter a cozinha organizada, reduzir o número de pessoas circulando no ambiente durante o preparo das refeições e redobrar a atenção, especialmente nos momentos de maior movimentação.

Fonte: JCNET

Para Central Cidade de Jornalismo repórter Alessandro Dias

Redação Regional Rádio Cidade FM




25/12/2025 – Rádio Cidade FM

PUBLICIDADE

CONTATO

ONDE ESTAMOS

Rodovia Brigadeiro Eduardo Gomes – SP 457 Bastos / Iacri – KM 98 + 500Mts – CEP: 17.690-000.

© 2026 Cidade FM - Todos os Direitos Reservados.

INICIANDO...