
BREVE HISTÓRICO
A cidade de Araçatuba, cujo nome tem origem do fruto do araçá, tem sua história intimamente ligada ao surgimento a Estrada de Ferro Noroeste do Brasil. Inaugurada a 2 de dezembro de 1908, a estrada impulsionou a colonização na região noroeste do Estado.
Araçatuba começou a nascer em 1908 e seu desenvolvimento inicial é atribuído a imigrantes italianos, os primeiros a se instalarem em 1910, desbravando a terra e dando início ao chamado Ciclo do Café. Depois vieram os portugueses, a seguir os espanhóis, mais afetos à lavoura, os de descendência Síria, com comércio, e os japoneses, dando início assim a novos ciclos na economia da região, como o do algodão.
Em 1914 é erguida a primeira capela, onde hoje se encontra a Igreja Matriz. Em dezembro de 1917, Araçatuba é elevada à categoria de distrito, dependendo ainda da Comarca de Penápolis. Em 1919, com a chegada de três mil famílias de imigrantes japoneses e italianos, com a monocultura do café, a cidade experimentou uma fase de progresso, que culminou em 1921, com a emancipação e elevação à categoria de município.
A partir da década 70, outra fonte de riqueza se incorporou ao município e à região: a cana-de-açúcar e a produção de álcool.
Turismo
A 521 km de São Paulo, o destaque é principalmente o turismo rural, de negócios, de eventos e o rio Tietê. Hoje o município investe para incentivar o aperfeiçoamento da gastronomia, do artesanato, da hotelaria e do lazer, e fomenta o aproveitamento de todos os recursos naturais, como rios, parques, bosques e praia fluvial.
Araçatuba é sede de microrregião que abrange 43 municípios e possui 200.124 habitantes.
PARABÉNS ARAÇATUBA PELOS SEUS 117 ANOS
Fonte: Alesp



















