
por Alessandro Dias
Da redação Tupã, SP- Os casos de conjuntivite aumentaram de forma significativa no estado de São Paulo em 2025, que registrou mais de 74 mil atendimentos entre janeiro e agosto, um crescimento de 35% em comparação ao mesmo período do ano passado. As internações também subiram: foram 61 neste ano, ante 41 em 2024, alta de 51%.
A doença, caracterizada por inflamação da membrana que reveste a parte branca dos olhos, também avançou em outras regiões do país. Em Porto Alegre, o aumento foi de 47%, enquanto Caxias do Sul registrou alta de 37%. Especialistas apontam o clima seco e o relaxamento de hábitos de higiene após a pandemia como fatores que impulsionaram o surto.
Segundo o professor Caio Regatieri, da Unifesp, em entrevista ao SBT News, a redução na frequência de lavagem das mãos e a permanência de partículas virais no ar têm favorecido a transmissão. Altamente contagiosa, a conjuntivite causa coceira, vermelhidão, secreção e sensação de areia nos olhos. A recuperação pode levar até duas semanas e requer orientação médica, já que muitos casos estão relacionados ao contato com objetos contaminados.
Fonte: SBT News
Para Central Cidade de Jornalismo Repórter Alessandro Dias
Redação Regional Rádio Cidade FM









