
por Alessandro Dias
Caiabu, SP- A estiagem prolongada derrubou a produção de batata-doce no oeste paulista e provocou alta nos preços da raiz. De acordo com o Instituto de Economia Agrícola (IEA), a região, que é a maior produtora do estado, com mais de 4,5 mil hectares cultivados, enfrenta forte queda na produtividade devido à falta de chuvas.
Em Caiabu, o produtor Sadão Suyama relata que, após dez meses de seca, as lavouras produziram menos da metade do volume esperado por alqueire. O engenheiro agrônomo Edgard Henrique Costa Silva explica que o clima afetou o tamanho e a qualidade dos tubérculos, e muitos agricultores adiaram a colheita, aumentando o risco de pragas.
Em Álvares Machado, o agricultor Luiz Rocha também registrou perdas em suas plantações, que dependem exclusivamente das chuvas. A escassez reduziu a oferta e fez o preço da caixa de 26 quilos subir de R$ 14, em 2024, para R$ 60 neste ano.
Mesmo com a valorização, especialistas alertam que o cenário pode mudar rapidamente caso novos produtores ingressem no cultivo e gerem uma superoferta nos próximos meses.
Fonte: g1
Para Central Cidade de Jornalismo Repórter Alessandro Dias
Redação Regional Rádio Cidade FM








