
BREVE HISTÓRICO
Em 1800, o mineiro Francisco Ferreira dos Santos e sua mulher Maria Prudência de Oliveira, também conhecida por Maria Ferreira, procedentes de Ouro Fino, ergueram uma cabana, aproximadamente uma légua acima da confluência do rio Itararé com o Paranapanema, em terras que hoje constituem o município, sem condições, entretanto, de legalizar a situação.
Os irmãos Joaquim e José Ribeiro Tosta registraram a posse das terras, com a partilha dos bens apurados. Francisco de Paiva formou um retiro para criação de suínos, sendo suas terras transferidas a vários sucessores, até Pedro Dias Ribeiro, que fez a primeira doação de uma área ao patrimônio eclesiástico. Foi, então, construída a primeira capelinha, constituindo o patrimônio do Retiro.
Como os processos de doações que se seguiram foram julgados sem efeito, pela justiça, os herdeiros de Antônio Theodoro de Souza fizeram uma nova doação de sete alqueires e meio de terras, à Padroeira Santa Cruz, ratificada em 1910, passando a povoação a denominar-se Santa Cruz do Palmital.
A partir de 1916 o Distrito de Paz, criado, passou a denominar-se Timburí, devido à grande quantidade dessa árvore, nas redondezas.
GENTÍLICO: TIMBURIENSE
Timburi possui 2.464 habitantes e fica localizado na Microrregião de Ourinhos.
PARABÉNS TIMBURI PELOS SEUS 77 ANOS
Fonte: História dos Municípios
Foto: Tripadvisor; Youtube;G1; Refúgios do Interior
Redação Regional Rádio Cidade FM














