BREVE HISTÓRICO
Entre os primitivos povoadores da região, a tradição popular irmãos ONÇA: Joaquim Francisco da Silva Onça e Manoel Francisco da Silva Onça, o primeiro era ligado por casamento a família Pontes, antigos posseiros de parte das terras dos atuais municípios de Pontal e Sertãozinho, justamente nas áreas onde hoje se encontram as duas cidades.
Em março de 1885 a Companhia Paulista de Vias Férreas e Fluviais inicia a navegação a vapor no Mogi – Guaçu.
Em 1903, um grupo de moradores da pequena povoação que começava a se formar junto a estação ferroviária de Pontal, recentemente inaugurada, começaram a se organizar com o objetivo de construir uma Capelinha e formar um Patrimônio.
Entre esses pioneiros destacam – se a figura do Português Lourenço de Barros Moura, natural da ilha da Madeira, que liderou este movimento.
Tanto assim que, para Padroeiro do povoado, foi escolhido o Mártir São Lourenço.
No dia 07 de Dezembro de 1903, foi pedida uma contribuição para a Câmara municipal de Sertãozinho para a construção da primeira “Igreja”.
Como o principal fundador era Lourenço de Barros Moura, ele mesmo se encarregou de fazer a doação de uma imagem do Mártir São Lourenço, que segundo a tradição teria sido trazida de Portugal.
Pontal possui 37.607 habitantes e fica localizado na Região Metropolitana de Ribeirão Preto.
PARABÉNS PONTAL PELOS SEUS 118 ANOS.
Fonte: História dos municípios
Foto: Arquidiocese de Ribeirão Preto; Reprodução Youtube/Instagram
Redação Regional Rádio Cidade FM