PARABÉNS: Aniversariou a Cidade de Avaré

BREVE HISTÓRICO

A FUNDAÇÃO

No começo do século XIX, o Vale do Paranapanema, ainda uma inóspita região, passou a ser visto como um dos caminhos em direção ao Paraguai, ficando conhecido como estrada do Peabiru, principal rota leste-oeste na penetração do continente. O caminho do Peabiru, aliás, serviu de estímulo para se adentrar na região, a fim de se estabelecerem núcleos de povoamento. O ponto de partida das bandeiras era quase sempre Sorocaba, a mais avançada das cidades, base para impulso às penetrações e às minas do Mato Grosso. Conhecida como “boca do sertão”, a região atraiu aventureiros, viajantes e caçadores de índios, os quais paulatinamente vasculharam as terras habitadas por índios das famílias dos Caiuás e Botucudos. Há diversos conflitos com os nativos e a ambição por minerais de valor não se confirma. A maior riqueza é a fertilidade da terra, garantida pela irrigação do Vale do Paranapanema.

Na entrada da sertania passava um rio ao qual os índios Caiuás chamavam “Abaré-i” (rio do homem solitário ou da sentinela, segundo uns, ou do padre ou monge, conforme interpretação de outros).
Com efeito, o nome Avaré é uma deturpação lingüística de “abiré” que, em língua indígena, significa “solitário”, nome atribuído a um monte de 625 metros de altitude que se avista entre o Rio dos Veados e o Ribeirão Tamanduá, no atual município de Itatinga, onde se situava a velha Fazenda Avaré.

A Estãncia Turística de Avaré possui 92.805 habitantes sendo sede de Microrregião e pertencente à mesorregião de Bauru.

PARABÉNS AVARÉ PELOS SEUS 164 ANOS

Fonte: História dos Municípios

Foto: Tripadvisor; Alesp; Youtube

REDAÇÃO REGIONAL RÁDIO CIDADE FM




15/09/2025 – Rádio Cidade FM

PUBLICIDADE

CONTATO

ONDE ESTAMOS

Rodovia Brigadeiro Eduardo Gomes – SP 457 Bastos / Iacri – KM 98 + 500Mts – CEP: 17.690-000.

© 2025 Cidade FM - Todos os Direitos Reservados.

INICIANDO...