BREVE HISTÓRICO
A área do município de Boituva era habitada antes do período da evolução progressista alcançada no século XIX, por indígenas da tribo Guaianazes nos arredores de Porto Feliz e pelos índios Carijós por Sorocaba.
Os índios chamavam o lugar de M-Boituva, que na língua Tupi Guarani significa “muitas cobras”, devido ao grande número de espécies que havia no local.
O local considerado lindo, com belas colinas, clima agradável era considerado uma área livre de enchentes. Cultivavam-se tubérculo, milho e algodão e suas colinas não concentravam muitos indígenas devido ao grande número de serpentes que viviam nas proximidades.
Era uma região entre duas cidades muito importantes na época e a área pertencia aos dois municípios de Sorocaba e Porto Feliz.
A população de Sorocaba nos meados do século XIX já era estimada em 25 mil habitantes. A cidade de Porto Feliz, ponto de partida das famosas monções que a princípio tinham funções administrativas, militares e científicas, se tornou ponto de partida de grandes expedições de aventureiros em busca de ouro.
No meio destas duas cidades ficava Boituva já oficialmente com sua área reconhecida pelo nome.
Boituva possui 61.081 habitantes e fica localizado na Região Metropolitana de Sorocaba.
PARABÉNS BOITUVA PELOS SEUS 88 ANOS
Fonte: História dos Municípios
Foto: Edeson Sousa, Reprodução; Youtube; Solotudo
Redação Regional Rádio Cidade FM