Tupã, SP- A Prefeitura anunciou na manhã desta segunda-feira (8) uma nova fase da campanha “Tupã Mais Limpa”. Nesta etapa, além dos trabalhos que vêm sendo realizados desde o início do ano, vai acontecer um mutirão que cobrirá a cidade e os distritos em uma semana. O governo também vai tornar mais rigoroso o controle das casas desabitadas, sejam abandonados ou as que estão no mercado imobiliário para venda ou locação.
“É preciso mais rigor porque pessoas perdem a vida por conta das arboviroses. Não é justo que toda sociedade pague pela omissão de poucos”, defendeu o prefeito Renan Pontelli durante o lançamento da nova fase da campanha. O chefe do Executivo levantou ainda outro ponto importante para intensificar os trabalhos. “Estudos mostram que para cada R$ 1 investido em prevenção, se economizam outros R$ 4 de tratamento”, destacou.
Durante o anúncio, o prefeito assinou decreto que prevê medidas mais rigorosas e ações ainda mais abrangentes. O foco é eliminar criadouros de mosquitos que transmitem arboviroses como dengue, chikungunya e leishmaniose, além de aracnídeos peçonhentos. “O trabalho tem início agora porque estamos no período de estiagem. Não podemos esperar a época de chuvas porque seria tarde demais”, justificou.
Nesta nova etapa, além de um mutirão que vai recolher móveis e objetos inservíveis e percorre todos os bairros da cidade e os distritos, haverá foco especial nas residências que estão fechadas. “Um levantamento mostrou que há 2088 casas desabitadas na cidade. Vamos abrir um período para que os proprietários destas residências procurem a Secretaria de Saúde e agendem a visita da equipe”, explicou o subsecretário de Endemias, Marco Antônio de Barros.
De acordo com ele, além de busca ativa por criadouros, a pasta vai pulverizar inseticida nas paredes internas. O produto tem ação prolongada e torna o trabalho mais eficiente. Já os imóveis cujos proprietários não autorizarem a vistoria por parte da Secretaria de Saúde serão abertos por um chaveiro contratado para esta finalidade, inspecionados e dedetizados.
“No caso das residências nas quais o dono não agendou a visita da equipe, se forem localizados criadouros de insetos, o fato será comunicado ao Ministério Público, que pode apresentar denúncia por crime contra a saúde pública”, acrescentou Barros. “Todo o trabalho que estamos realizando desde o início do ano, é comprometido por conta da omissão de poucas pessoas. Por isso, vamos endurecer as regras”, concluiu.
Os proprietários de imóveis desabitados ou representantes das imobiliárias devem procurar a Secretaria de Saúde, na rua Paiaquás, 370, para agendar as visitas. É necessário apresentar algum documento que comprove o vínculo com o prédio. O período para tomar esta medida tem início nesta terça feira e se estende até o dia 19 de setembro.
Mutirão
A Prefeitura vai realizar um mutirão de limpeza que mobiliza 20 caminhões e cerca de 120 pessoas. A ação vai ser realizada por setores da cidade e tem início no dia 15, segunda-feira, pela zona leste. Na terça (16) o trabalho prossegue pela zona sul e por bairros remanescentes da zona leste. Na quarta (17) a limpeza acontece em trechos da zona norte e da zona oeste, regiões da cidade onde o trabalho será concluído na quinta, juntamente com o centro. Na sexta-feira (19) será a vez dos distritos.
A recomendação é para que a população coloque na calçada os materiais que serão descartados no dia anterior ou até as 7h da manhã do dia em que a coleta será feita. O calendário completo está na arte anexa. Para mais informações sobre o trabalho e para esclarecer dúvidas sobre qual tipo de objeto pode ser descartado, a população deve entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente através do telefone (14) 3496-3346.
Prefeitura da Estância Turística de Tupã Redação Regional Rádio Cidade FM