por Edvaldo Santos
Bastos, SP- ALERTA- Golpistas estão agindo em uma nova modalidade! A abordagem geralmente se dá por telefone, com o golpista fingindo ser da Polícia Federal ou de algum órgão regulador (como o Banco Central) atribuindo a funcionários do banco o desvio de dinheiro da instituição. Um exemplo clássico: informar que a “sua agência/gerente bancário está sendo investigado por corrupção ou fraude” e que, por isso, seus recursos estão em risco. Para “proteger” seu dinheiro, você seria orientado a transferir seus valores para uma chamada “conta protegida” ou “conta cofre”, que na verdade é controlada pelos golpistas ou sacar o dinheiro para depois enviar aos golpistas.
• Em alguns casos, o golpe se estende a ações presenciais. A vítima é orientada a entregar seu cartão, celular ou credenciais bancárias – muitas vezes por meio de um motoboy – alegando que isso facilitaria a investigação. E, curiosamente, é pedido explicitamente que a vítima não comunique o banco sobre essas supostas ações policiais, sugerindo que a vítima será usada como isca para a investigação.
NÃO ACREDITEM NESSE TIPO DE LIGAÇÃO E LEMBRE-SE, PARA NÃO SER VÍTIMA DE GOLPE, O SEU DINHEIRO SÓ DEVE SAIR DA SUA CONTA SE VOCÊ ESTIVER FAZENDO UM
PAGAMENTO OU UMA COMPRA. QUEM CONTROLA SEU DINHEIRO É VOCÊ E NÃO PESSOAS LHE FAZENDO SUGESTÕES. SEU DINHEIRI APENAS VOCÊ GASTA!
Para Central Cidade de Jornalismo Repórter Edvaldo Santos