BREVE HISTÓRICO
A partir de 1880, inúmeras pessoas vindas de municípios vizinhos, adquiriram terras na região, onde mais tarde se ergueria o ARRAIAL DO SENHOR BOM JESUS DAS PALMEIRAS e mais tarde, MATÃO. Nome esse que teve origem devido a existência de matas muito densas e de alto porte denominado Campo de Água Vermelha e pertencia ao Senhor José Innocêncio da Costa. O qual, residia numa choupana situada próxima do Córrego que atualmente separa a cidade da Vila Santa Cruz.
Em 1892, já tinham se estabelecido na zona, formando fazendas de café, os Senhores Ismael da Silveira Leite e seus irmãos Theófilo Francisco e Sérgio, Amador Pires Corrêa, José de Arruda Campos, Antonio da Silva Coelho, José Brochado Corrêa, Leão Pio de Freitas, João Bellintani, Joaquim Gabriel de Carvalho, Theófilo Dias de Toledo e seu irmão Mathias, Januário Malzoni e seus irmãos Núncio e Domingos e Augusto dos Santos. Em vista da salubridade do local e objetivando dar mais conforto aos seus moradores, nasceu a idéia da fundação de uma Vila, tanto assim, que em 13.02.1892, houve uma reunão para tal fim, da qual foi lavrada uma ata, que vai em seguida transcrita, por ser o único documento oficial a respeito do assunto.
Coroando os trabalhos fecundos de políticos daquela época, através de projeto apresentado e defendido pelo então Deputado Estadual Dr. Francisco de Toledo Malta, foi MATÃO elevado à categoria de Município, desmembrado do município de Araraquara, pela Lei Estadual N.º 567 de 27.08.1898, o qual foi solenemente instalado em 28.03.1899, dia em que tomou posse a primeira Câmara Municipal.
Matão possui população estimada em 80.998 habitantes e fica localizado na Microrregião de Araraquara.
PARABÉNS MATÃO PELOS SEUS 127 ANOS
Fonte: História dos Municípios
Foto: Jornal Momento Interior; G1; Tripadvisor; Refúgios do Interior
Redação Regional Rádio Cidade FM