por Alessandro Dias
Da redação Tupã, SP- A aguardada cúpula entre Donald Trump e Vladimir Putin, realizada nesta sexta-feira (15) em Anchorage, no Alasca, terminou sem anúncio de trégua para a Guerra da Ucrânia. Após 2h40 de conversas, os líderes afirmaram ter feito “progressos” e alcançado “concordâncias”, mas evitaram mencionar a palavra cessar-fogo em seus comunicados.
Trump disse que ainda fará consultas com aliados da Otan e com o presidente ucraniano Volodimir Zelenski antes de avançar. Apesar de manter o tom elogioso a Putin, chamou o encontro de “grande progresso”, mas admitiu que “ainda não chegamos lá”. Putin, por sua vez, classificou o conflito como uma “tragédia entre povos com a mesma raiz” e disse esperar que “Kiev e a Europa não torpedeiem os esforços”.
Sem a presença de representantes ucranianos ou europeus, o encontro foi visto como um ganho de imagem para o presidente russo, que reiterou sua posição de exigir a neutralidade militar da Ucrânia e a manutenção do controle sobre cerca de 20% do território ucraniano.
Embora Trump tenha prometido sanções severas à Rússia e seus parceiros, como China e Brasil, nenhuma medida concreta foi anunciada. Os dois líderes indicaram que novos encontros devem ocorrer, possivelmente envolvendo negociações comerciais e nucleares.
Fonte: Folhapress
Foto: Reprodução X
Para Central Cidade de Jornalismo Repórter Alessandro Dias
Redação Regional Rádio Cidade FM