BREVE HISTÓRICO
O povoado de Cascavel (atual município de Aguaí) se iniciou no centro de uma bela planície, tendo como moldura de um lado a grandiosa serra de Caldas e, de outro, vastos e encantadores campos denominados Chapéu de Couro ou Sete Lagoas.
Século XVIII
Conforme documentos existentes no 1º Cartório de Mogi Mirim, no ano de 1700 as famílias Alves e Tangerino apossaram-se de terras nessa região em que serpeia o riacho Itupeva. Em 1788, estes campos passaram a ser propriedade de Bento Dias Moreira, que por sua vez, os transferiu a João Moreira da Silva e Silvestre Antonio da Rosa.
Século XIX
João Moreira da Silva vendeu parte de suas terras a João Rodrigues da Fonseca, as mesmas que ,depois, foram adquiridas pelo Capitão Joaquim Gonçalves Vallim.
Foi em razão da liberação de várias glebas (de terras) doadas pelos herdeiros do Capitão Vallim, que deu-se a formação da área para início do pequeno povoado, ou seja, patrimônio de Cascavel, às margens da Companhia Mogiana de Estrada de Ferro, a Estação que também possuía o nome “Cascavel”.
Aguaí possui 32.072 habitantes e pertence a microrregião de Pirassununga.
PARABÉNS AGUAÍ PELOS SEUS 136 ANOS
Fonte: História dos Municípios
Foto: Guia do Turismo Brasil; Prefeitura; Diocese de São joão da Boa Vista
Redação Regional Rádio Cidade FM