Vigilância Epidemiológica amplia vacinação contra meningite e HPV em Presidente Prudente | Presidente Prudente e Região


A Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) reforçou, nesta quinta-feira (22), a ampliação da faixa etária para vacinação contra a meningite e o papilomavírus humano (HPV), em Presidente Prudente (SP).

Agora, os imunizantes contra meningite podem ser aplicados em jovens de 11 a 14 anos e contra o HPV, para o público de nove a 14 anos.

Segundo informações da VEM, o anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde. A novidade é que agora a vacina contra a meningite passa a ser aplicada na faixa etária de jovens entre 11 e 14 anos, enquanto antes era destinada apenas à faixa de 11 e 12 anos.

Em relação à imunização contra o HPV, agora as faixas etárias dos públicos são iguais para meninos e meninas, com idades entre nove e 14 anos. Anteriormente, havia uma diferença de idade em relação ao público. O imunizante era aplicado nos meninos de 11 a 14 anos e nas meninas de nove a 14 anos.

Os interessados devem procurar uma das 28 unidades municipais de saúde de Presidente Prudente, abertas de segunda a sexta-feiras, das 7h30 às 16h30.

No momento do ato, é necessário levar a carteira de vacinação e não há obrigatoriedade de os menores de idade estarem acompanhados de um adulto.

Ainda de acordo com a Vigilância Epidemiológica, a vacina meningocócica ACWY (conjugada) já faz parte do calendário vacinal desde 2020, para adolescentes de 11 e 12 anos.

A ampliação foi feita devido às evidências positivas do uso dessa vacina como reforço na adolescência e as baixas coberturas vacinais que se agravaram em 2020.

A vacina ACWY é aplicada em dose única, enquanto o imunizante de HPV ocorre em duas doses, com intervalo de seis meses.



Fonte: G1


22/09/2022 – Rádio Cidade FM

PUBLICIDADE

CONTATO

ONDE ESTAMOS

Rodovia Brigadeiro Eduardo Gomes – SP 457 Bastos / Iacri – KM 98 + 500Mts – CEP: 17.690-000.

© 2024 Cidade FM - Todos os Direitos Reservados.

INICIANDO...