Os vereadores de Presidente Prudente (SP) aprovaram, na sessão ordinária desta segunda-feira (9), a criação de duas Comissões Especiais de Investigação (CEIs) – uma sobre o transporte coletivo urbano e outra a respeito de denúncia em relação à Secretaria Municipal de Esporte (Semepp). Além disso, foram apreciados e aprovados cinco projetos de leis.
O requerimento nº 4.312/18 tem como objetivo investigar a real situação do transporte coletivo urbano no município.
A Câmara afirmou que o transporte coletivo urbano é operado em contrato emergencial com a empresa Santa Cecília Turismo (Sancetur), que atua como nome fantasia de Sistema de Ônibus Urbano (SOU).
Além disso, para a criação da CEI, os vereadores levaram em consideração que a Casa de Leis tem “recebido inúmeras reclamações da população em geral sobre o transporte coletivo, seja nas redes sociais, como por meio de aplicativo de mensagens, com textos, áudios e vídeos da situação”.
O Poder Legislativo lembrou que o transporte coletivo urbano é uma concessão do município para operação de uma empresa particular.
Outro ponto levado em conta é que é “dever-poder do [Poder] Legislativo investigar a fiscalização dos contratos e serviços públicos que o [Poder] Executivo presta ao cidadão”.
O relatório deve ser apresentado em plenário no prazo de 90 dias, a contar da aprovação do requerimento. Devem ser realizadas diligências, bem como ouvidas todas as autoridades, servidores e a empresa envolvida.
Os três membros da CEI já foram definidos, sendo:
Já a outra Comissão Especial de Investigação (CEI) vai apurar a denúncia protocolada pela Associação Prudentina de Atletismo (APA), que aponta o suposto uso da estrutura pública da Secretaria Municipal de Esportes (Semepp) para empresa e fins particulares.
Também houve a definição dos membros, sendo:
O g1 solicitou posicionamento para a Prefeitura de Presidente Prudente sobre a criação das duas CEIs, bem como para a Santa Cecília Turismo LTDA. (Sancetur), e aguarda as informações para atualização da reportagem.
Além da criação das duas CEIs, os vereadores apreciaram e aprovaram cinco projetos de leis durante a ordem do dia da sessão ordinária dessa segunda-feira (9).
Por meio de dois requerimentos, o parlamento prudentino cobrou o Governo do Estado sobre a situação do Hospital de Esperança.
No expediente com votação foram aprovados 38 requerimentos de providências e de informações – ambos referentes às comissões especiais com urgências; quatro moções; e 41 requerimentos de congratulações.
Já no início da sessão, no expediente sem votação e de leitura de ofícios, os parlamentares encaminharam ao Poder Executivo 58 Indicações de melhorias para diversos bairros da cidade.
Também nesta segunda-feira foi realizada a entrega de Cartão de Prata para a Ação Motociclistas Com Cristo, conforme Requerimento Nº 3.713/18.
Confira abaixo a disposição dos projetos apreciados e a decisão do plenário sobre cada uma das matérias.