
Todos os brasileiros a partir de 16 anos têm até esta quarta-feira (4) para pedir a primeira via do título de eleitor ou regularizá-lo a tempo de votar nas eleições de 2022. O atendimento nos cartórios eleitorais de Bauru (SP) e Marília (SP) será estendido em três horas.
O primeiro turno da votação está marcado para 2 de outubro. Já o segundo turno, nos estados e nacionalmente, caso preciso, ocorrerá em 30 de outubro, último domingo do mês.
Nesta quarta-feira, o agendamento para atendimento está suspenso e o eleitor será atendido por ordem de chegada (veja os locais das zonas eleitorais abaixo).
Para emitir o título de eleitor presencial, é necessário levar os seguintes documentos:
O TRE-SP divulgou um levantamento no mês passado sobre os títulos cancelados em Bauru e Marília. Na ocasião, o órgão apontou existência de 31.495 eleitores com títulos cancelados em Marília e 13.373 títulos de eleitores cancelados em Bauru.
O cancelamento pode se dar por ausência injustificada às urnas nas três últimas eleições, sendo cada turno uma eleição, por revisão do eleitorado ou por motivos muito menos comuns, como perda dos direitos políticos ou sentença de autoridade judiciária.
Caso o eleitor tenha faltado a até duas eleições, ele poderá votar normalmente, mesmo tendo uma multa pendente com a Justiça Eleitoral.
Veja o passo a passo para tirar o 1º título eleitoral
Todos os serviços oferecidos pela Justiça Eleitoral também estão disponíveis por meio do Atendimento Online do Tribunal Regional Eleitoral (TER-SP). É possível solicitar alistamento, revisão, transferência de domicílio, além da regularização da situação eleitoral.
Será preciso anexar um documento oficial com foto, um comprovante de residência, o comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral e o comprovante de quitação do serviço militar.
Outra opção são os postos da Justiça Eleitoral instalados no Poupatempo. O eleitor deve agendar seu atendimento no site do Poupatempo.
Eleitores e eleitoras não precisam fazer a coleta biométrica para poderem votar nas eleições de 2022. O cadastro da biometria está suspenso desde o início da pandemia em 2020.
Aqueles que tiveram o título cancelado por não comparecerem às revisões biométricas obrigatórias realizadas em 2019 poderão votar normalmente nas eleições de 2022. Os efeitos do cancelamento foram suspensos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Outra maneira de consultar eventuais pendências junto à Justiça Eleitoral é por meio do aplicativo e-Título. A ferramenta também pode ser utilizada como título eleitoral digital, substituindo o documento em papel no dia das eleições.
Para utilizar, é necessário fazer o download gratuito em telefones celulares ou tablets de qualquer plataforma Android ou iOS.