A Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) de Presidente Prudente (SP) realiza neste sábado (2) uma intensificação das ações de bloqueio do mosquito Aedes aegypti, das 8h às 12h. A supervisora da vigilância, Elaine Bertacco, informou que os trabalhos podem ser suspensos a depender das condições climáticas.
A previsão é de que a ação seja realizada em três bairros diferentes, definidos estrategicamente. São eles: Jardim Itapura, na zona leste, Vila Machadinho, na região central, e Residencial Servantes, na zona oeste da cidade.
Elaine explicou que nesta primeira ação os agentes farão visitas às casas para verificar a existência de possíveis criadouros do mosquito, como potes de água de animais, vasos de plantas, garrafas pet descobertas, pneus, entre outros.
Os profissionais também farão orientações aos moradores sobre como evitar a proliferação do mosquito.
Presidente Prudente está em risco de surto de dengue, conforme dados dos Índices de Breteau (IB) e de Infestação Predial (IIP) divulgados pela VEM na última nesta terça-feira (29).
De acordo com o órgão municipal, o Índice de Breteau (IB) totalizou 5,8. Já o Índice de Infestação Predial totalizou 4,1.
O Ministério da Saúde considera que o índice superior a quatro é classificado como “risco de surto de dengue”.
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.