A necessidade de otimização das operações agrícolas é uma realidade para os agricultores que buscam uma gestão racional e sustentável dos custos de produção. Nesse contexto, a agricultura de precisão tem sido um dos principais instrumentos utilizados.
Para otimizar a disponibilidade das máquinas em campo, a Jacto, empresa de soluções para agricultura com presença global, está trabalhando em um conceito tecnológico que irá possibilitar acesso e diagnóstico remoto aos sistemas com eletrônica embarcada das máquinas agrícolas.
O objetivo, de acordo com Cristiano Pontelli, gerente de negócios da OTMIS, marca da Jacto para agricultura de precisão é, em conjunto com a rede de Revendas Master da empresa, trazer mais agilidade ao atendimento dos clientes e reduzir custos, otimizando as operações agrícolas.
As tecnologias das máquinas dão mais liberdade ao produtor em suas operações — Foto: Jacto/Divulgação
“A proposta é dar suporte remoto para realizar qualquer função de configuração de parâmetros das máquinas, utilizando uma interface com conectividade. Dessa forma, será possível que um técnico ‘entre’ remotamente na máquina do cliente e faça ajustes, consertos e checagens a partir do histórico de parâmetros do equipamento”, explica o gestor.
Entre as funções que poderão ser executadas remotamente estão visualização da tela do display, atualização de módulos eletrônicos, informações de diagnóstico elétrico de módulos e central eletrônica, além de informações de alta frequência através de arquivos de log solicitados pelo técnico na central de atendimento. Por meio dessa solução será possível também verificar o sistema para indicar e prever falhas nas máquinas.
“Estamos falando de um atendimento muito mais ágil, que vai tornar a máquina mais disponível para o trabalho, entregando para o produtor o que a agricultura de precisão faz de melhor, que é justamente a redução de custos por meio da melhoria da produtividade e da sustentabilidade no campo”, avalia Pontelli.