Sob alegação de 'surto', paciente usa caneta para agredir funcionário da UPA do Jardim Guanabara, em Presidente Prudente | Presidente Prudente e Região


Um funcionário da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Guanabara, zona norte de Presidente Prudente (SP), foi agredido por um paciente na noite desta segunda-feira (10). De acordo com o Boletim de ocorrência, a vítima teve lesão na orelha esquerda, causada por uma caneta.

Ainda segundo BO, a vítima é porteiro do local e tem 37 anos. Já o autor consta como carpinteiro, de 39 anos.

Conforme o registro, a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de agressão na UPA da zona norte. Quando a equipe chegou na unidade, a vítima apresentava ferimento no ouvido esquerdo, “causado por uma caneta”.

O carpinteiro foi algemado e levado para a Delegacia Participativa da Polícia Civil. Na unidade, a vítima disse que trabalha como porteiro na UPA e que a impressora da sala de atendimento apresentou problema. Ele foi verificar o que estava acontecendo e estava de costas. Foi quando o autor, que aguardava atendimento, foi até a sala onde a vítima estava e usou a caneta para ferir o ouvido esquerdo do porteiro. A agressão aconteceu na presença da médica.

O autor alegou que estava acompanhando sua mãe para o atendimento e que ela estava passando mal. Com a demora no atendimento, ele relatou que “surtou, pegou uma caneta que estava no balcão e desferiu um golpe em uma pessoa que estava na sala médica, causando lesão”.

O caso foi registrado como lesão corporal. Consta no BO que “trata-se de um crime cujo início de investigação depende de representação (vontade) da vítima” no prazo máximo de seis meses.

Por meio de nota, a Prefeitura de Presidente Prudente disse que funcionário da UPA Zona Norte foi lesionado, que foi agredido por um paciente enquanto aguardava por atendimento na unidade.

“A vítima foi atacada com golpes de um objeto perfuro-cortante que atingiram o ouvido esquerdo. O agressor foi detido e levado para a delegacia, onde foi registrado o Boletim de Ocorrência por lesão corporal, já o funcionário foi atendido e recebeu pontos na orelha, mas passa bem”, afirmou o município.

O Poder Executivo ainda salientou que as UPAs são referência para atendimentos de urgência e emergência. “No entanto, ainda estão sobrecarregadas por pacientes com sintomas respiratórios leves e moderados, as quais devem ser direcionadas inicialmente às unidades básicas de saúde (UBSs) e, se necessário, às unidades de apoio e testagem do Cohabão e UBS Santana”, pontuou.

Também por meio de nota, o Consórcio Intermundial do Oeste Paulista (Ciop), que administra as Unidades de Pronto Atendimento no município, disse que está prestando toda assistência necessária ao servidor agredido.

Informou também que “repudia toda forma de agressão e violência, ainda mais aos servidores da saúde, que tanto se dedicaram, colocando em risco suas próprias vidas para cumprir seu dever de atender a população”.

Por fim, o Ciop frisou que “aguarda a atuação das autoridades policiais” e lembrou que a ofensa ao servidor público é crime previsto no Código Penal, passível de pena de detenção de seis meses a dois anos, ou multa.



Fonte: G1


11/01/2022 – Rádio Cidade FM

PUBLICIDADE

CONTATO

ONDE ESTAMOS

Rodovia Brigadeiro Eduardo Gomes – SP 457 Bastos / Iacri – KM 98 + 500Mts – CEP: 17.690-000.

© 2024 Cidade FM - Todos os Direitos Reservados.

INICIANDO...