Servidores da área social de 34 cidades do Oeste Paulista recebem treinamento para atualização do CadÚnico | Presidente Prudente e Região


Os servidores da área social de 34 municípios do Oeste Paulista receberam treinamento para atualização do Cadastro Único (CadÚnico). A iniciativa faz parte de um conjunto de ações da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social para reforçar a oferta de apoio técnico e capacitação de técnicos municipais da área social quanto à importância da atualização dos dados do CadÚnico.

O treinamento é destinado a entrevistadores e operadores dos municípios que operacionalizam o sistema. Na capacitação, os funcionários são treinados para que o cadastro tenha uma coleta qualificada e padronizada das informações das famílias beneficiadas.

Em julho, receberam treinamento os servidores dos municípios de Adamantina (SP), Panorama (SP), Pacaembu (SP), São João Do Pau D’alho (SP), Paulicéia (SP), Ouro Verde (SP), Salmourão (SP), Dracena (SP), Lucélia (SP), Santa Mercedes (SP), Nova Guataporanga (SP), Sagres (SP), Flórida Paulista (SP), Inúbia Paulista (SP), Junqueirópolis (SP), Osvaldo Cruz (SP), Pracinha (SP), Irapuru (SP), Anhumas (SP), Regente Feijó (SP), Santo Anastácio (SP), Alfredo Marcondes (SP), Presidente Bernardes (SP), Ribeirão dos Índios (SP), Presidente Epitácio (SP), Indiana (SP), Narandiba (SP), Presidente Prudente (SP), João Ramalho (SP), Caiabu (SP), Euclides da Cunha Paulista (SP), Álvares Machado (SP), Santo Expedito (SP) e Rosana (SP).

Conforme informações da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, somente em 2022, 52 cidades da região de Presidente Prudente receberam R$ 420,5 mil para fomentar o mapeamento de pessoas em situação de vulnerabilidade. O valor faz parte de um total de R$ 27,5 milhões que estão sendo repassados aos 645 municípios paulistas com o objetivo de ampliar os esforços junto às prefeituras no cadastramento e atualização de dados de cidadãos por meio do Cadastro Único (CadÚnico).

O repasse, por meio do Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS), acontece em duas etapas, sendo uma em junho e a outra em novembro. Na segunda fase serão contemplados os municípios que atingirem melhor desempenho na taxa de atualização do cadastro.

Atualmente, no Estado de São Paulo, são 1,2 milhão de pessoas que recebem os benefícios da Secretaria de Desenvolvimento Social pelo Programa Bolsa do Povo.

O Cadastro Único (CadÚnico) é um instrumento que permite aos governos federal, estaduais e municipais saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. Criado pelo Governo Federal, é operacionalizado e atualizado pelas prefeituras.

A cada dois anos, a atualização do CadÚnico pelo responsável familiar é fundamental para a permanência e entrada de novos beneficiários em programas sociais nas três esferas de governo.



Fonte: G1


22/09/2022 – Rádio Cidade FM

PUBLICIDADE

CONTATO

ONDE ESTAMOS

Rodovia Brigadeiro Eduardo Gomes – SP 457 Bastos / Iacri – KM 98 + 500Mts – CEP: 17.690-000.

© 2024 Cidade FM - Todos os Direitos Reservados.

INICIANDO...