A Prefeitura de Pirapozinho (SP), através da Divisão Municipal de Agricultura, oferece o serviço gratuito de microchipagem de identificação subcutâneo com a numeração do Registro Geral Animal (RGA). Os microchips são implantados por veterinários da Casa da Agricultura.
O serviço tem como base a Lei Nº. 4.386/19, que dispõe sobre normas para posse responsável dos animais domésticos identificados. A microchipagem é uma tecnologia inovadora que elimina o risco de perder a identificação do animal.
“É feito um cadastro, com numeração no microchip, sendo possível buscar todo o histórico do animal, como nome e cor, vacinas já tomadas e atendimentos recebidos, além do nome e endereço do responsável”, explicou a veterinária Ana Carolina Rocha, da Casa da Agricultura de Pirapozinho.
Esse cadastro é encaminhado para o Departamento de Controle de Endemias, responsável por armazenar esses dados.
De acordo com a Prefeitura, a microchipagem pode ser realizada na própria sede da Casa da Agricultura, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h. Munícipes interessados devem apresentar RG, CPF e comprovante de residência em Pirapozinho. É recomendável apresentar a Carteirinha de Identificação do Animal, caso não tenha, o atendimento é realizado do mesmo jeito.
Vale ressaltar que o RGA é obrigatório pela Lei Nº. 4.386/19, visando o controle de atendimento, a posse responsável e o bem-estar dos animais no município. Até o momento, 3 mil cães já têm o registro em Pirapozinho.
A Casa da Agricultura está situada na Rua José Bonifácio Mori, nº 21 – Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (18) 3269-1470.
Registro Geral Animal (RGA) possibilitado pela microchipagem é obrigatório — Foto: Prefeitura de Itaúna/Divulgação