Sem chuvas, DAE endurece rodízio no abastecimento de água em Bauru; veja como fica
Bairros atendidos pelo Rio Batalha terão 24h de fornecimento e ficarão 48h sem. Medida foi tomada devido à falta de chuvas com intensidade e constante queda no nível da lagoa de captação. Sem chuvas, DAE endurece rodízio no abastecimento de água em Bauru; veja como fica
DAE/Divulgação
O Departamento de Água e Esgoto (DAE) anunciou que vai adotar o sistema de rodízio 24h por 48h a partir desta terça-feira (29) para os bairros atendidos pelo Rio Batalha em Bauru (SP).
A medida foi tomada devido à falta de chuvas com intensidade na bacia do Rio Batalha, o que tem contribuído para que o nível da lagoa de captação se mantenha em constante queda.
O rodízio vinha sendo aplicado na cidade desde quarta-feira (24). Agora, o fornecimento de água será feito a cada 48 horas e os bairros abastecidos pelo sistema do Batalha serão divididos em três grupos:
Grupo 1 – Jardim Ouro Verde e Vila Independência
Grupo 2 – Vila Falcão e região do Bela Vista
Grupo 3 – Centro, Altos da Cidade e Parque dos Sabiás
O grupo 1 terá abastecimento nesta terça-feira. Na quarta-feira (30), será a vez do grupo 2. Na quinta-feira, dia 1º, o fornecimento será destinado ao grupo 3, e assim sucessivamente. Segundo a autarquia, a medida é emergencial e temporária.
As regiões abastecidas por poços não serão afetadas pela interrupção no abastecimento de água. Os bairros Vila Dutra, Vila Industrial, parte do Jardim Bela Vista, a região do Bauru Shopping e Vila Universitária podem sofrer instabilidade no fornecimento, pois recebem reforço do Rio Batalha.
A retomada do abastecimento acontece de maneira gradativa, segundo o DAE. O tempo de normalização varia de acordo com o tamanho e o consumo de cada região, e o fornecimento pode sofrer instabilidade devido à baixa vazão da captação do Rio Batalha.
A autarquia lembra que durante a reversão do sistema (troca de abastecimento de uma região para outra), o setor atendido naquele momento não começa a receber água de maneira imediata. Isso porque é necessário encher as redes, o que pode levar algumas horas, dependendo do tamanho e do consumo de cada região.
Por conta disso, inclusive, a reversão do sistema será feita sempre durante a madrugada, período de menor consumo pela população.
O DAE disponibiliza dez equipes para atender aos pedidos de caminhões-pipa através do 0800-7710195, que recebe ligações apenas de telefone fixo ou (14) 3235-6140 e 3235-6179 para ligações feitas por aparelho celular.
Confira mais notícias do centro-oeste paulista
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília