Diante das faltas injustificadas nas consultas médicas e nos exames laboratoriais de saúde, agendados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e também pelo Sistema CROSS, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Presidente Prudente (SP) realiza uma ação interna para conscientizar os pacientes sobre a importância de comparecer na data agendada ou comunicar previamente a ausência.
Uma das estratégias adotadas pela Sesau é a de ligar ligar para os pacientes na véspera da data agendada.
Conforme dados da Sesau, é possível confirmar que o número de faltosos é grande em consultas nas especialidades médicas ofertadas e agendadas na rede municipal de saúde de Prudente atingindo mais de 20% dos agendamentos. Das 98.854 consultas marcadas em 2021, houve 20.545 faltas, ou seja, foi 20,78% de não comparecimentos. Em relação aos exames laboratoriais, foram registrados 22.416 agendamentos na rede municipal, no entanto, o serviço contabilizou 4.441 faltas, ou seja, 19,81% dos pacientes não cumpriram com o compromisso.
De acordo com o secretário adjunto, Marco Aurélio Lúcio, essa campanha de conscientização tem como objetivo alertar as pessoas para que entrem em contato com a Secretaria de Saúde para fazer o cancelamento da consulta e, assim, liberar a vaga para outra pessoa.
Ação interna é realizada para conscientizar os pacientes sobre a importância de comparecer na data marcada — Foto: Marcos Sanches/Secom
“Através deste projeto piloto da Central de Agendamento, que consiste em ligar para cada paciente para confirmar se irá comparecer na consulta, esperamos reduzir significativamente o absenteísmo na rede”, explicou o secretário.
A rede municipal de Saúde conta atualmente com médicos efetivos em 20 especialidades.
A Secretaria Municipal de Saúde também encaminha através das Unidades Básicas de Saúde para consultas médicas agendadas via Cross (feitas na rede estadual). Neste caso, no total foram 20.289 consultas marcadas e 3.092 faltas, ou seja, 15,23%.
Ação interna é realizada para conscientizar os pacientes sobre a importância de comparecer na data marcada — Foto: Marcos Sanches/Secom