A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) de Presidente Venceslau (SP) anunciou nesta quinta-feira (20) que se prepara para o início das aulas na rede municipal de ensino, que ocorrerá no dia 7 de fevereiro.
Até esta quarta-feira (19), a secretaria registrava 2.201 alunos matriculados na educação infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental.
Segundo a Prefeitura, o período de matrícula deve ser concluído antes do início de fevereiro, de modo a permitir a formação de turmas com antecedência para a atribuição dos professores, que ocorrerá no dia 2 de fevereiro.
Conforme o secretário municipal de Educação e Cultura, Aparecido de Melo, as escolas retornarão com o atendimento presencial, com a adoção dos protocolos de biossegurança sugeridos pelo Plano São Paulo para prevenção contra o novo coronavírus, como uso de máscara obrigatório para crianças maiores de três anos, disponibilização de álcool em gel em todos os ambientes da escola e intensificação da limpeza/sanitização das escolas.
A rede municipal possui 16 escolas, considerando todas as unidades de ensino infantil e fundamental. São elas:
A Emei Fernando Deak Murad, localizada no Jardim Morada do Sol, receberá reforma no início de fevereiro e, durante os trabalhos, as crianças serão atendidas na escola Joaquim Rodrigues Batata.
Em caso de dúvidas sobre o funcionamento das unidades e a respeito do período de matrículas, o interessado pode ir até a sede da Secretaria Municipal de Educação, localizada na Avenida Carlos Platzeck, 597, no Jardim Coroados. O telefone de contato é o (18) 3271 – 1070.
Emefei Professor João Rodrigues, em Presidente Venceslau (SP) — Foto: Prefeitura de Presidente Venceslau
Para os alunos que já estão na rede municipal, os procedimentos de matrícula são realizados de maneira mais ágil. No entanto, os pais ou responsáveis precisam ir até a secretaria da unidade na qual o aluno irá frequentar para assinar a matrícula.
No caso de alunos que ainda não são vinculados à rede municipal, os pais precisam procurar a secretaria da unidade para realizar um pré-cadastro ou então ligar antecipadamente para confirmar os documentos necessários para a efetivação de matrícula.
De acordo com o secretário, a lista contém comprovante de endereço, documentos do pai e da mãe do aluno, carteira de vacinação do aluno e certidão de nascimento.
“É dever dos pais realizar a matrícula de seus filhos a partir dos quatro anos de idade na educação infantil, etapa pré-escola, período a partir do qual o ensino passa ser obrigatório para todas as crianças”, informou Melo.
As secretarias das escolas funcionam das 7h30 às 17h para realização das matrículas.
De acordo com a Prefeitura, as unidades Joaquim Rodrigues Batata e Neide Tacca, que atenderam recentemente nas dependências da Faculdade de Presidente Venceslau (Faprev), retornam para seus respectivos prédios antes do início do próximo ano letivo.
Secretaria de Educação anunciou para 7 de fevereiro volta às aulas em Presidente Venceslau (SP) — Foto: Prefeitura de Presidente Venceslau
As Escolas Municipais de Ensino Infantil (Emeis) recebem, nesta semana, a instalação de playgrounds para os alunos. Para isso, a Prefeitura liberou R$ 70,8 mil em recursos próprios.
Os brinquedos foram adquiridos em dezembro e a empresa responsável iniciou a montagem neste mês.
Na terça-feira (18), foi montado o primeiro playground na Emei Maria Augusta Monteiro, no bairro Jardim São Paulo.
Nesta quarta-feira (19), a instalação foi realizada na Emei da Vila Alvorada. As Emeis Maria Terezinha Flora Araújo Rocha (bairro Vila Luiza), Neide Theresinha Ferrari Tacca (bairro Azuma Futigami), Paulo Freire (bairro Vila Sumaré) e Elza Maria Canhetti Mondin (bairro Jardim Nova Ipanema) também vão receber os brinquedos.
Conforme o secretário municipal de Educação e Cultura, Aparecido de Melo, a Emei Fernando Deak Murad não receberá a montagem neste momento porque passará por reforma a partir do início de fevereiro.
As instalações dos parquinhos serão concluídas antes do início do ano letivo na rede municipal.
Emei Joaquim Rodrigues Batata, em Presidente Venceslau (SP) — Foto: Prefeitura de Presidente Venceslau