‘Salvou nossa família’, diz mulher que teve parentes resgatados de enxurrada por voluntário em moto aquática | Bauru e Marília


A mãe da comerciante, o irmão dela de 11 anos e um primo de 5 anos ficaram ilhados depois que a enxurrada invadiu imóveis na Rua Prefeito Mario Ferraz de Magalhães, no Jardim Bela Vista.

Joyce conta que estava na igreja quando ficou sabendo que a casa da mãe tinha sido destruída pela enchente. Para fazer o resgate, ela pediu ajuda nas redes sociais e um voluntário em uma moto aquática ajudou a salvar os parentes da comerciante.

“Eu pedi ajuda, postei que se alguém tivesse um barco ou um jet ski que fosse até lá para nos ajudar. E foi quando apareceu o rapaz com o jet ski. Ele não mora no bairro, mas ficou sabendo da situação e foi ajudar, como muita gente fez. Ele salvou nossa família. Salvou meu irmãozinho, meu primo de 5 anos e ainda voltou para pegar minha mãe. Foi um herói”, conta.
Criança foi salva primeiro e depois o piloto voltou para salvar mais pessoas, mas a moto aquática foi arrastada em Jaú — Foto: Arquivo pessoal

Criança foi salva primeiro e depois o piloto voltou para salvar mais pessoas, mas a moto aquática foi arrastada em Jaú — Foto: Arquivo pessoal

Um vídeo gravado por moradores que acompanhavam o resgate mostra o momento em que o piloto resgatava as duas crianças e um adolescente de 17 anos. A moto chegou a ser arrastada pela enxurrada, que transformou a rua em um verdadeiro rio. (Veja no vídeo acima).

Joyce disse que depois da queda, o piloto conseguiu voltar e pegar as duas crianças que tinham caído na água. No vídeo também é possível ver o momento que o menino mais novo, João Lucas, de 5 anos, é resgatado e acolhido pelos moradores que também ajudavam no resgate.

Joyce agradeceu nas redes sociais o voluntário que fez o resgate dos parentes em Jaú com a moto aquática  — Foto: Facebook/ Divulgação

Joyce agradeceu nas redes sociais o voluntário que fez o resgate dos parentes em Jaú com a moto aquática — Foto: Facebook/ Divulgação

Ainda de acordo com a comerciante, o adolescente de 17 anos acabou sendo arrastado pela correnteza, mas depois foi localizado e salvo por moradores.

Ela conta ainda que o piloto da moto aquática voltou para salvar a mãe dela, mas os dois foram derrubados. Por sorte eles conseguiram se segurar em uma árvore e foram salvos também por voluntários.

“Depois de salvar as crianças, ele voltou para pegar a minha mãe, que continuava na casa. Só que eles caíram novamente e dessa vez não teve jeito, a água levou o jet sky e arrastou ele e a minha mãe. Eles conseguiram se segurar numa árvore e foram resgatados por outros moradores que estavam ajudando nos resgates pela cidade”, completa.

A Defesa Civil informou que em 62 horas choveu mais de 270 mm, o acumulado é maior que o esperado para todo o mês de janeiro. O nível do Rio Jaú subiu 2 metros e a enchente invadiu casas, estabelecimentos comerciais e até uma igreja.

Um morador de 61 anos morreu afogado após ter a casa invadida pela enxurrada. O corpo dele foi encontrado no fim da manhã desta segunda-feira (31) na rua onde ele morava, que é a mesma da mãe do Joyce.

A comerciante disse que a mãe e uma prima ficaram com ferimentos por terem sido arrastadas pela enxurrada, mas que estão todos aliviados por estarem vivos.

“A casa da minha mãe é na rua do senhor que morreu afogado. Todo mundo dessa rua teve a casa invadida, perdeu os móveis tudo. A casa da minha mãe estava em reforma e foi abaixo, num sobrou nada. Ela e meu irmão estão na minha casa. Ainda é difícil falar sobre o que passamos, estamos nos recuperando ainda do trauma.”

A moradora Ana Pessuto estava com o grupo que ajudava no resgate dos moradores na rua da casa da mãe da Joyce. Os filhos dela seguravam uma corda que aparece nas imagens do resgate e o vídeo foi gravado pela filha dela.

“Fiquei tão desesperada quando vi as crianças caindo do jet ski, fiquei com medo dos meus filhos também entrarem na enxurrada para ajudar. Nós estávamos lá para ajudar uma tia de uma amiga minha e água estava mais baixa, de repente subiu e aconteceu tudo isso.”
Homem morre afogado em Jaú

Homem morre afogado em Jaú

Em outro ponto da cidade, o helicóptero da Polícia Militar tentou resgatar duas pessoas agarradas a uma árvore, mas o risco de contato com fios de alta tensão obrigou a aeronave a voltar. Elas acabaram salvas por voluntários em um barco.

Águia da PM tentou resgatar duas pessoas em uma árvore em Jaú, mas a fiação muito próxima impediu o resgate pelo ar  — Foto: Cassiano Rolim/ TV TEM

Águia da PM tentou resgatar duas pessoas em uma árvore em Jaú, mas a fiação muito próxima impediu o resgate pelo ar — Foto: Cassiano Rolim/ TV TEM

Na Rua Álvaro Foret, a Defesa Civil precisou resgatar de bote moradores que ficaram ilhados. Uma jovem, um bebê e um cachorro foram salvos pela equipe.

Jovem, bebê e um cachorro foram salvas de barco após a tempestade em Jaú  — Foto: Marcelo Risso/ TV TEM

Jovem, bebê e um cachorro foram salvas de barco após a tempestade em Jaú — Foto: Marcelo Risso/ TV TEM



Fonte: G1


31/01/2022 – Rádio Cidade FM

PUBLICIDADE

CONTATO

ONDE ESTAMOS

Rodovia Brigadeiro Eduardo Gomes – SP 457 Bastos / Iacri – KM 98 + 500Mts – CEP: 17.690-000.

© 2024 Cidade FM - Todos os Direitos Reservados.

INICIANDO...