Mais uma ocorrência envolvendo veículos de grande porte e cabos da distribuidora de energia elétrica e das prestadoras de serviços de telecomunicações foi registrada neste sábado (12) pela Defesa Civil. O caso foi na Rua Barão de Serra Negra, em Presidente Prudente (SP).
De acordo com a Defesa Civil, o acidente danificou o poste e provocou a interdição da rua.
Na última segunda-feira (7), um caminhão também se enroscou na rede elétrica de baixa tensão e derrubou dois postes no Parque dos Girassóis. No mesmo dia outra ocorrência envolvendo cabos na via foi registrada no Jardim Bongiovani.
Para evitar acidente, o motorista deve estar sempre atento e observar a altura do cabeamento nas vias, conforme orientou a Defesa Civil. É preciso também que as empresas façam as manutenções preventivas e sigam as normatizações dos órgãos reguladores de telecomunicações (Anatel) e de energia elétrica (Aneel).
Em Presidente Prudente, existe a Lei nº 10433/2021 que dispõe sobre a obrigatoriedade de identificação do cabeamento, alinhamento e retirada de fiação excedente. Qualquer cidadão pode realizar denúncias de irregularidades relacionadas ao descumprimento desta Lei, por meio da Central de Atendimento e Informações pelo telefone 156.
Caminhão-baú enroscou em fiação na Rua Barão de Serra Negra, em Presidente Prudente (SP) — Foto: Defesa Civil
Em nota ao g1, a Energisa Sul-Sudeste informou que foi acionada na manhã deste sábado (12) para atender a uma ocorrência de falta de energia provocada por quebra de poste, no Parque São Judas, em Presidente Prudente.
No local, um caminhão-baú enroscou nos cabos de telecomunicações e derrubou um poste de baixa tensão. Com isso, 80 clientes ficaram sem energia.
Equipes da companhia isolaram a área e, seguindo todos os protocolos técnicos e de segurança, concluíram às 15h50 os trabalhos de substituição do poste e demais componentes da rede elétrica que foram danificados, normalizando o fornecimento de energia.